A Prefeitura de Uberlândia empenhou equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Defesa Civil para auxílio e manutenções necessárias devido à forte chuva registrada entre a tarde e noite de domingo (15). Com precipitações que chegaram junto com rajadas de vento de até 50km/h, a chuva durou cerca de 30 minutos. Mais de 20 vias que registraram queda de árvores por causa do evento meteorológico foram desobstruídas pelas equipes municipais imediatamente ainda a partir do domingo e o trabalho está sendo finalizado hoje.
Conforme mapeou a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), houve queda de, ao menos, 22 árvores causando danos na rede elétrica, cabo de dados e telefonia em três pontos. Houve ainda precipitação de granizo se concentraram em setores dos bairros Osvaldo, Daniel Fonseca, Jaraguá, Tubalina e outros bairros adjacentes. As equipes seguem ao longo desta segunda-feira (16) com a limpeza urbana, podas e recolhimento de galhos.
Rotineiramente, a Prefeitura de Uberlândia realiza trabalhos de prevenção aos efeitos das chuvas, atuando por meio de projetos estruturantes, além de ações regulares. Em 2022, por exemplo, foi efetuada a limpeza em 22.675 bueiros. Também foi implantada e já está em funcionamento, em caso de necessidade, 10 colunas de sinalização de alerta visual e sonoro para risco de alagamentos ao longo da Avenida Rondon Pacheco.
Alguns pontos com registro de queda de árvores e galhos:
– Avenida Brigadeiro Sampaio – Praça Cataguases, Bairro Jaraguá
– Avenida Ipê, Bairro Jaraguá
– Rua Varginha, Bairro Daniel Fonseca
– Rua José Nonato Ribeiro, Bairro Cazeca
– Rua Angicos, Bairro Jaraguá.
– Rua Itabira, Bairro Daniel Fonseca.
– Avenida Geralda Mota Batista, em pontos variados
– Cemitério São Pedro
Medições das precipitações:
– Estação Jardim Patrícia (Oeste): 12,20 mm
– Estação São Jorge (Sul): 23,80 mm
– Estação Pampulha (Sul): 12,4 mm
– Estação Centro (Central): 3,20 mm
– Estação Inmet UFU Santa Mônica (Leste): 1,4 mm
Fonte: Inmet, Hobolink UFU, Cemaden