O prefeito Odelmo Leão apresentou, na manhã desta sexta-feira (10), o maior pacote de obras e ações da história de Uberlândia. O programa “É pra você. Uberlândia sempre à frente” é uma iniciativa que vai contemplar construções, reformas e melhorias a serem concretizadas pela Prefeitura de Uberlândia até o fim de 2024. O valor do investimento é de mais de R$ 400 milhões.
Objetivando oferecer novos serviços e atender demandas antigas da população, as ações ocorrerão em todos as áreas, como saúde, educação, saneamento básico, assistência social e mobilidade urbana.
A princípio, o anúncio contempla mais de 40 obras e ações que, neste momento, estão em estágios distintos de execução. Enquanto alguns dos investimentos já seguem em andamento, outros encontram-se em processo de licitação ou elaboração de projeto.
“Essa é mais uma responsabilidade que assumo em benefício da população e do desenvolvimento da nossa cidade. São importantes obras de políticas públicas que contribuirão para a qualidade de vida do nosso povo e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, contou o prefeito.
Saúde e Educação
As obras que beneficiarão a população de Uberlândia já começaram, a exemplo do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). Considerado um dos melhores hospitais públicos do país e o melhor de Minas Gerais, que está sendo reformado e ampliado para atender mais pessoas e otimizar a assistência durante o pré-parto de gestantes. A obra atenderá uma área estimada em 1,5 mil metros quadrados (m²) para aumento da estrutura do atendimento em obstetrícia e a construção de um novo ambulatório, além de receber nova pintura e reforma da cobertura do átrio e das capelas.
A Prefeitura de Uberlândia contará com um convênio com o Hospital Santa Genoveva para a realização de 200 cirurgias de hérnia e vesícula e outras 100 junto ao Hospital do Triângulo. Os procedimentos já serão feitos nos próximos dias. Para desafogar a demanda, 9 mil exames de imagem (ultrassons) também serão realizados em laboratórios e clínicas da cidade, incluindo exames de abdômen, mama, próstata e demais especialidades.
Entre os investimentos deste começo de ano, a Prefeitura concluiu a aquisição de um tomógrafo de última geração, que será o primeiro modelo do segmento instalado em Minas Gerais. Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde abriu credenciamento para a contratação de cirurgias proctológicas, ou seja, que envolvem problemas ligados ao intestino e bolsas de colostomia.
O bairro Grand Ville será atendido com a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de tempo integral. O espaço atenderá crianças entre 6 e 10 anos (1º ao 5º ano). Com capacidade prevista para mais de 700 alunos, 200 deles receberão atendimentos em tempo integral. A escola contará com 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, além dos espaços administrativos e irá beneficiar estudantes tanto do Grand Ville quanto dos bairros Dom Almir, São Francisco e Prosperidade.
Desenvolvimento Social
Já na área de assistência social, que inclui a saúde e a educação de idosos, o município prepara a construção da quinta unidade do Centro Educacional de Assistência Integral ao Idoso (Ceai), no bairro Morumbi. A unidade será instalada em um terreno de mais de 3 mil m², localizado na avenida Antônio Jorge Isaac. O projeto prevê quase 2 mil m² de área construída com salas de convivência, jogos e alfabetização, salão multiuso e piscina, além da ala administrativa. A nova unidade terá capacidade de atender mais de 15 mil idosos por mês.
Saneamento básico
O tratamento da rede água e esgoto do município é outra importante pauta para a administração municipal. Nesse sentido, no último mês de janeiro, o prefeito Odelmo Leão assinou ordem de serviço para reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. O projeto estabelece, entre outras adequações, a reforma de doze reatores e a instalação de dois novos. Os futuros investimentos vão elevar a capacidade de atendimento do tratamento de esgoto para 1,2 milhão de pessoas.
Transporte
O programa Uberlândia Integrada viabiliza obras de destaque à população em favor da mobilidade urbana. É exemplo disso, a construção do maior viaduto de Uberlândia, já em fase final dos trabalhos. Localizado na avenidaNicomedes Alves dos Santos, sobre o cruzamento com a avenida dos Vinhedos, o equipamento possui 210 metros de extensão, quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido da via) e estimativa de tráfego diário de 120 mil veículos. O viaduto também auxiliará na integração do corredor sul com o Terminal Universitário.
Ainda em mobilidade urbana, mais uma expressiva obra será implementada para os moradores da região sul da cidade. Desta vez, trata-se da construção do Terminal Universitário, que será edificado no bairro Shopping Park. O novo local de embarque e desembarque de usuários do transporte público terá área total de 21,9 mil m², com área construída de 7,5 mil m², e atenderá 12 linhas da Sistema Integrado de Transporte (SIT), sendo, diariamente, 400 viagens e 20 mil passageiros. Além do Shopping Park, os bairros Gávea, Jardim Sul e Laranjeiras também serão diretamente atendidos pela obra.
A avenida Monsenhor Eduardo também receberá uma intervenção para quem utiliza o viaduto sobre a BR-365. O equipamento será duplicado em seus 80 metros de extensão e passará a contar com mais 2 faixas de rolamento, além de calçada para pedestres nas duas laterais. Após a finalização da obra, a estimativa é que cerca de 15 mil veículos passem pela via todos os dias.
Drenagem
Para reduzir os impactos das chuvas na cidade, a Prefeitura de Uberlândia estruturou, dentro do programa Buriti Cidade, a construção de uma represa para a contenção de água no Camaru. O novo reservatório será instalado no bairro Pampulha, na extensão do Córrego Lagoinha, e contará com uma área total de 18 mil m². Com capacidade de até 53 mil m³. O investimento integra as diversas ações que o município tem adotado para minimizar a impermeabilização de solo que afeta a avenida Rondon Pacheco.
Qualidade de vida e desenvolvimento sustentável
Confira obras e ações do programa “É pra você”:
· Drenagem do Terminal Industrial;
· Drenagem da rua Haia;
· Drenagens de canaletas e sarjetas em diversos bairros;
· Drenagens de vias diversas no bairro São Lucas e Santo Inácio;
· Reforma da ETE do Distrito Industrial;
· Construção de nova ETE no bairro Guarani;
· Reforma da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Luizote de Freitas;
· Reforma da UPA Novo Mundo;
· Nova UAI Morumbi (sede anterior será revertida em UBS);
· Novo Ambulatório Hebert de Souza;
· Duplicação da ponte da rua do Níquel sobre o Rio Uberabinha, no bairro Dona Zulmira;
· Construção da ponte da rua Onazira Mendes de Oliveira sobre o Rio Uberabinha;
· Trincheira do Alvorada – avenida Edgar de Oliveira Castro com a BR-452;
· Trincheira da Linha Férrea sobre a rua Haia; no bairro Tibery;
· Construção de trincheira na av. Afonso Pena;
· Desapropriações da trincheira da av. Afonso Pena;
· Ciclovia (11 km) – Pacote 1 (Avenidas Anselmo Alves dos Santos, Rui de Castro Alves, Sacadura Cabral e Dr. Vicente Salles Guimarães);
· Ciclovia (14 km) – Pacote 2 (Avenidas dos Mognos, Imbaúbas, Rio Mississipi, Aspirante Mega, Paulo Firmino e Getúlio Vargas);
· Ciclovia (10 km) – Pacote 3 (Avenidas Nicomedes Alves dos Santos e Cleanto Vieira Gonçalves, Ruas 1º de Janeiro e Ignez Favato);
· Ciclovia (6 km) – Pacote 4 (Antônio Thomaz/Amapá/ Balaiadas e Alexandrino Alves Vieira);
· Geometria viária da praça Rita Ferreira Huguiney (rotatória “antigo Belvedere”);
· Reformas de passarelas metálicas para pedestres em diversos bairros;
· Reformas de viadutos, pontes e passarelas (com estruturas de concreto) em diversos bairros;
· Pavimentação e drenagem (17 km) em diversas vias;
· Recapeamentos (66 km) em diversas vias;
· Operação Tapa-buraco em diversas vias;
· Desapropriações na ponte da rua Onazira Mendes de Oliveira sobre o Rio Uberabinha;
· Desapropriações na Chácaras Anel Viário Sul (já efetivado);
· Regularização da rede elétrica no Maná e Zaire Resende (fim da rede elétrica irregular com risco à segurança das famílias)
· Reforma do telhado da Arena Sabiazinho;
· Construção da Pista Skate Sabiá (padrão olímpico no Parque do Sabiá);
· Construção da quadra de tênis (Parque do Sabiá);
· Implantação Estação Juventude Tubal;
· Implantação do novo Sine Tubal Vilela;
· Consolidação do Polo Agromineral Verde com início da comercialização do pó de rocha (basalto);
· Edital para nova etapa do Polo Tecnológico – Torres Comerciais;
· Restauração da Escola Enéas de Oliveira Guimarães;
· Aquisição de chromebooks (notebooks educacionais para 42 mil alunos);
· Construções de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei’s) nos bairros Élisson Prieto e Shopping Park;
· Construção de Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) no bairro Canaã.
A apresentação completa você pode conferir AQUI