Diversas frentes de trabalho são conduzidas pela Prefeitura de Uberlândia para garantir limpeza e desobstrução de vias e córregos da cidade afetados pelo temporal na tarde desta quarta-feira (15). Equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foram empenhadas no mesmo dia e adentraram a noite para os atendimentos mais emergenciais. Na manhã desta quinta-feira (16), a força-tarefa seguiu com o apoio da Secretaria Municipal de Obras.
Entre as 15h e 18h de quarta-feira, a precipitação atingiu 87,5 mm em alguns pontos de Uberlândia. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de feridos, mas ao menos 20 imóveis foram afetados pelo alagamento no bairro Taiaman. Houve ainda registro de desabamento na estrutura de alguns imóveis e o órgão avalia os danos.

Também foi necessário desobstruir várias vias como nas imediações do viaduto da avenida Getúlio Vargas com a avenida Geraldo Motta Batista, na avenida Taylor Silva, rua Joaquim Leal de Camargos, na avenida Aspirante Mega com rua dos Orixás e na ponte que liga os bairros Gramado e Jardim América. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos foi acionada para realizar o corte de uma árvore comprometida às margens da BR-050, no bairro Tibery.
Nesta quinta-feira, uma equipe de Meio Ambiente atua na retirada de entulhos e desinfecção em locais onde houve alagamentos e desabamentos, com concentração no bairro Taiaman. Em outra frente, a Secretaria Municipal de Obras deslocou sete equipes (com apoio de terceirizadas) para a recuperação de vias em pontos emergenciais, onde houve registro de erosões e desplacamento de asfalto. A mão-de-obra conta com suporte de maquinário composto por retroescavadeira, caminhões, serra circular, rolo compactador e pá-carregadeira. Os trabalhos se concentram, principalmente no setor Oeste, com maior número de ocorrências.

Já o Dmae atua desde quarta-feira com três equipes de drenagem pluvial. O serviço de limpeza adentrou a noite nos córregos do Lobo e do Óleo, para retirada de entulhos, lixo e folhas, e continuam nesta quinta. As desobstruções auxiliam no escoamento da água da chuva e evitam pontos de transbordamento para as vias públicas.

Rotineiramente, a Prefeitura de Uberlândia realiza trabalhos de prevenção aos efeitos das chuvas, atuando por meio de projetos estruturantes, além de ações regulares. Em 2022, por exemplo, foi efetuada a limpeza em 22.675 bueiros. Também foi implantada e já está em funcionamento, em caso de necessidade, 10 colunas de sinalização de alerta visual e sonoro para risco de alagamentos ao longo da Avenida Rondon Pacheco.