Com uma roda de conversa e um encontro de atores que fortalecem o ecossistema de inovação, a Prefeitura de Uberlândia encerrou, na tarde desta sexta-feira (24), as atrações planejadas para a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2023. Os eventos aconteceram no estande da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), no Parque de Exposições Camaru, e fecharam a programação de palestras, exposições e negociações da 10ª edição da Feira, organizada pelo Sindicato Rural.
Na Roda de Conversa, foram abordadas formas inovadoras e tecnológicas de gestão da água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e pela Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Enquanto a autarquia municipal destacou a proteção e recuperação das nascentes (por meio do tema “Agro e Sustentabilidade: um novo olhar para o futuro)”, a Prodaub tratou sobre o uso da tecnologia no controle, agilidade e sustentabilidade dos processos, entre eles a telemetria e a “internet das coisas” por meio temática “Com a Prodaub, o Dmae é Tech”.
Com o Conecta, a Prefeitura promoveu o encontro das 22 startups que atenderam ao chamamento público aberto pela SMAEI, protagonistas do processo de fortalecimento do ecossistema de inovação de Uberlândia. Criando um ambiente de diálogo e estabelecendo conexões entre diferentes áreas e segmentos, o Conecta fomentou a troca de experiências e o surgimento de novas interações. Durante o evento, empreendedores, investidores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais tiveram a chance de estabelecer parcerias em projetos de inovação.
“Terminamos a Femec com as expectativas superadas. Conseguimos demonstrar a importância do pó de basalto na agricultura. Fomentamos nosso já tão rico ecossistema de inovação na cidade. Buscamos valorizar o desenvolvimento sustentável de Uberlândia, criando um ambiente propício para a negociação de ideias, produtos e serviços que pudessem potencializar o agronegócio. Trouxemos muito conteúdo, debates e apoiamos startups e agroindústrias rurais de pequeno porte. Somos parceiros do Sindicato Rural e, juntos, acredito que cumprimos os objetivos propostos”, analisou a secretária Thalita Jorge.
Ao fim das atrações, a Prefeitura de Uberlândia realizou a doação das amostras de alface e rúcula, expostas no estande durante a feira, para a instituição Núcleo Servos Maria de Nazaré. Foram repassados 96 maços de rúcula e 72 pés de alface. A instituição acolhe crianças vítimas de agressões, deficiências físicas e/ou abandono.