Vinte e três Procons de Minas Gerais e de Goiás estão participando do “2° Encontro de Procons do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais”, que começou nesta segunda-feira (3) e segue até esta terça (4) na sede do Procon Uberlândia. Organizado pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o objetivo do encontro é alinhar os procedimentos entre as instituições, trocar informações e aumentar a efetividade na defesa do consumidor.
Segundo o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz, os debates permitem aprimorar o conhecimento dos profissionais, visando melhorar o atendimento do consumidor. Com o tema “Relação Procon e Mercado – Impactos Positivos na Economia”, o superintendente reforça que a criatividade pode ser a solução para a falta de orçamento em procons de cidades pequenas.
“Aqui em Uberlândia temos apostado e trabalhado com a base, por meio de ações como fiscalização mirim, palestras em escolas. Eles são os futuros empresários e consumidores. O mercado cresce com consumidores conscientes de seus direitos”, disse.
A palestra de abertura foi com o promotor de Justiça e presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Fernando Martins, responsável por tratar do tema “Crédito – da Exclusão à Função Social”. Segundo ele, o crédito não pode ser apenas uma forma de gerar lucro, ele precisa ter uma função social. Isso significa que ele deve ser acessível a todos, sem discriminação, e deve ser utilizado de forma responsável e consciente. “É preciso que haja uma educação financeira efetiva, que ensine as pessoas a utilizar o crédito de forma responsável.”
Agências Reguladoras
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) estiveram presentes no encontro, por meio de seus representantes, podendo estabelecer maior aproximação e conhecer as principais demandas dos consumidores destas localidades.
Entre as cidades da região representadas no evento estão Santa Vitória, Araxá, Uberaba, Araguari, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Água Comprida, Conquista, Ituiutaba, Iturama, Monte Carmelo, João Pinheiro, Frutal, Campina Verde, Patrocínio, Perdizes, Prata, Santa Juliana e Paracatu.