Por meio da equipe do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, a Prefeitura de Uberlândia segue com o trabalho de conscientização do combate à dengue junto a estudantes da rede pública de ensino. Nesta semana, a ação começou em escolas situadas no bairro Shopping Park e foi para o bairro Morumbi, onde, neste sábado (29), terá início a terceira fase do Mutirão Cidade Limpa.
Na quinta (27), os agentes de endemias realizaram pequenas palestras em sala de aula e distribuíram panfletos na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro. Nesta sexta-feira, foi a vez Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge receber as equipes.
Entre os temas abordados nas atividades estão a importância do acondicionamento e descarte correto de tudo o que não pode ser utilizado mais nas residências, como lixo e recicláveis. No panfleto informativo, há ainda os canais para denúncia de possíveis focos. Um deles é o aplicativo Udi Sem Dengue, que permite uma interação direta com a equipe do Programa de Controle da Dengue, do CCZ. O outro contato à disposição da população é o 3213-1470.
Até o momento, 12 escolas dentre elas, municipais e estaduais, já receberam o trabalho de conscientização dos agentes. Apenas no Shopping Park e na região do bairro São Jorge, cerca de 7 mil estudantes participaram da ação.
Segundo levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 84% dos focos do mosquito estão nas residências e os criadouros são encontrados, em sua maioria, em locais como ralos, banheiros que não são utilizados, calhas, caixa d’água, objetos, lonas e até embalagens plásticas. E as ações de conscientização que são trabalhadas nas escolas reforçam a necessidade de cada um estar atento à própria casa.
Próximo Mutirão Cidade Limpa
Depois da força-tarefa ter atuado na grande São Jorge e Shopping Park, a mobilização do Mutirão Cidade Limpa estará a partir deste sábado (29) nos bairros Morumbi, Residencial Integração e Alvorada (clique aqui).
As equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Trânsito e Transportes, Saúde e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vão iniciar os trabalhos de limpeza, recolhimento de resíduos e orientação aos moradores para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Serão realizadas visitas dos agentes de endemias às casas para vistoria de possíveis criadouros e focos de larvas do mosquito e vedação correta de caixas d’água. A força-tarefa inclui roçagem e capina em lotes sujos, retirada de resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, cata-treco, coleta seletiva e de lixo, patrolamento, fumacê, hidrojateamento de vias, tapa-buraco, entre outros. Nesta nova etapa, mais de 100 servidores e grandes maquinários também serão disponibilizados para suporte no serviço de benefício à saúde pública.
(Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo)