A Prefeitura de Uberlândia alerta a população sobre furtos recorrentes de fiações elétricas que têm comprometido o fornecimento de iluminação pública em locais como praças, parques e vias urbanas. Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, firmada junto à concessionária Engie, já foram modernizados e implementados mais de 87 mil pontos de luz, com lâmpadas de LED. No entanto, nos últimos 12 meses, pelo menos 14 boletins de ocorrência já foram registrados, relatando furtos de fiações e equipamentos da iluminação pública que prejudicam as localidades.
“O investimento em lâmpadas de LED pelo município permite a qualificação do serviço de iluminação pública. Essa modernização é fundamental por vários fatores e tem como único fim atender espaços compartilhados. Assim, contamos com a ajuda das pessoas na preservação destes dispositivos, visto que, temos verificado crimes contra muitas localidades”, contou o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo.
Na maioria dos casos, os infratores furtam fios de cobre, medidores, padrões e luminárias. Nos últimos meses, por exemplo, quem reside em bairros e/ou frequenta espaços como as praças e rotatória do Luizote de Freitas IV, Nascente do Vale, Bem-Viver, Santa Rosa, Portal do Vale, Parques Lineares dos Córregos Lagoinha e do Óleo, Grand Ville, Santa Luzia, Aclimação e São Jorge teve o fornecimento de energia interrompido.
Para coibir a ação dos criminosos, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), e em parceria com as Polícias Militar e Civil, deu início, em maio, à Operação Fio Seguro, no intuito de identificar, a partir de boletins de ocorrência, autores e receptadores.
Crimes desta natureza também configuram dano ao patrimônio público, atentando o contra o Código Penal. A população pode contribuir realizando denúncias pelo 190, bem como solicitar religação de energia em pontos afetados pelos telefones: (34) 3239-2800/2453.