Diversas frentes de trabalho são conduzidas nesta segunda-feira (30) pela Prefeitura de Uberlândia para garantir limpeza de vias e promover os reparos de áreas afetadas pela chuva iniciada no domingo (29). Equipes da Defesa Civil, das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foram empenhadas na mesma noite para os atendimentos mais emergenciais.
Com duração de aproximadamente 6 horas, a chuva teve precipitação de até 85,9 mm em alguns pontos de Uberlândia, com rajadas de vento de até 36,04 km/h, conforme registros das estações automáticas do projeto ClimaUDI, conduzido pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada. Não houve registro de feridos.
Foram registrados alagamentos nas avenidas Rondon Pacheco, Francisco Galassi e Brasil (próximo ao viaduto da rodovia BR-365); nas rotatória do 17º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG) e no encontro da rua Benjamin Alves Santos com avenida Vereador Carlito Cordeiro, no bairro Lagoinha.
As equipes da pasta de Obras estão empenhadas, prioritariamente, no trecho entre a avenida Anselmo Alves dos Santos e BR-050. Entre as ações realizadas estão limpeza das estruturas de drenagem, reconstituição das erosões e medidas preventivas para conter águas.
A pasta de Serviços Urbanos segue com os serviços de limpeza de vias e áreas públicas, fazendo levantamento dos pontos mais críticos e priorizando também as solicitações e reclamações, que podem ser encaminhadas por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo 3239-2800. A pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi acionada para remoção de galho próximo a UAI Tibery.
Já a equipe de manutenção e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), está atuando na limpeza das passagens dos córregos Lagoinha e Mogi. A autarquia também atua na rua Haia, e deslocou caminhões pipa e equipamentos para limpeza no encontro da Avenida Anselmo Alves dos Santos com BR-050.
Rotineiramente, a Prefeitura de Uberlândia realiza trabalhos de prevenção aos efeitos das chuvas, atuando por meio de projetos estruturantes, além de ações regulares. De janeiro até agosto deste ano, por exemplo, foram 4.961 bueiros e bocas de lobo desobstruídos em um cronograma contínuo que prioriza vias consideradas pontos críticos. Também foi implantada e já está em funcionamento, em caso de necessidade, 10 colunas de sinalização de alerta visual e sonoro para risco de alagamentos ao longo da Avenida Rondon Pacheco.