Considerada como a principal causa de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos de vida de uma criança, a prematuridade em crianças exige cuidados que devem ser iniciados antes mesmo do nascimento. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (28), uma mesa-redonda com o tema “Linha de Cuidados para Prematuridade”. O evento aconteceu na Sociedade Médica e faz parte das ações pelo Novembro Roxo, conhecido também como o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.
O encontro foi destinado aos profissionais da rede municipal de saúde e teve o objetivo de qualificar o atendimento à prematuridade, do pré-natal ao puerpério, e promover a interação entre profissionais envolvidos no cuidado com o recém-nascido e sua família. Ele deu sequência à atividade promovida no último domingo (26), quando mães e crianças que já passaram pela UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) se reuniram na unidade.
A mesa-redonda desta terça contou com a participação dos profissionais do HMMDOLC, abordando temas como “Importância do pré – natal adequado para prevenção da prematuridade”, “Boas práticas no atendimento ao recém-nascido prematuro no ambiente hospitalar: Golden Hour do prematuro” e a “Importância do acompanhamento do prematuro após a alta hospitalar (Follow-up do prematuro)”.