Com o objetivo de manter o fortalecimento da economia e do agronegócio local e o desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura de Uberlândia realizou, ajudou a viabilizar e apoiou diversas ações que marcaram positivamente o setor produtivo, urbano e rural, em 2023. Além disso, a gestão municipal lançou importantes programas que, por meio da Secretaria Municipal de Economia, Agronegócio e Inovação (SMAEI), contribuíram para novos avanços do município no último ano e a melhora constante da qualidade de vida da população.
Na economia e inovação, destaque para a participação da Prefeitura em ações que garantiram a instalação do primeiro Complexo Cloroquímico fora do litoral brasileiro em Uberlândia e que auxiliaram a cidade a estar oficialmente apta a comercializar pó de basalto como remineralizador de solo. Seguindo a determinação do prefeito Odelmo Leão para que o poder público seja um agente facilitador na vida do povo, a administração municipal também foi fundamental no estímulo à geração de postos de trabalho e renda na cidade. Com suas políticas públicas, como a realização do 2º Mega Feirão de Empregos, em setembro, reforçou o fomento à empregabilidade.
Já o agronegócio foi marcado, em 2023, pelos lançamentos feitos pela Prefeitura de programas que permitiram ao setor aperfeiçoamentos e o crescimento dos negócios. Entre as novidades, estiveram os programas “Mais Leite”, elaborado pelo Município como parte do Pilar Pecuária Leiteira do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, e “Bem Mais Agro”, destinado a pequenos produtores.
Economia: Uberlândia terá Complexo Cloroquímico
Em agosto, a Prefeitura de Uberlândia efetivou a alienação de três imóveis para a instalação na cidade do primeiro Complexo Cloroquímico situado fora do litoral brasileiro. A escritura de compra e venda foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão e representantes das empresas que irão ocupar a área, Chlorum Solutions, Bauminas Química e Grupo Lima & Pergher, em cerimônia no Centro Administrativo Municipal.
No complexo, o processo industrial permitirá o fornecimento direto de cloro álcalis por tubulações para os três empreendimentos. Isso aumentará a competitividade de Uberlândia e criará condições para manter e atrair novos negócios que utilizam os produtos que serão industrializados no município.
O imóvel de 79,6 mil m² está situado na avenida José Andraus Gassani, no Distrito Industrial, e foi alienado com subsídio de 60% sobre o valor que supera R$ 20 milhões. Em contrapartida, as empresas têm um prazo de até dois anos para iniciarem suas atividades. A previsão inicial de investimento chega a R$ 260 milhões, com geração de mais de 200 empregos diretos na fabricação de insumos cloro-álcalis. Os empreendimentos também beneficiarão, pelo menos, 10 outros grandes grupos empresariais de Uberlândia, que adquirem tais matérias primas de outros municípios.
2º Mega Feirão de Empregos
Em importante ação de estímulo ao mercado de trabalho e apoio à população local, a Prefeitura de Uberlândia realizou, em setembro, o 2º Mega Feirão de Empregos, na Arena Sabiazinho, com a oferta de mais de 11 mil vagas de trabalho. O evento contou com a participação de 176 empresas de variados segmentos, como agronegócio, comércio, construção civil, indústria, logística e serviços.
O Mega Feirão envolveu o trabalho conjunto das secretarias municipais de Agronegócio, Economia e Inovação e Desenvolvimento Social e se tornou política pública permanente em Uberlândia por determinação do prefeito Odelmo Leão. Diante do sucesso do 1º Mega Feirão de Empregos, ocorrido no ano passado, foi sancionada em outubro de 2022 a lei, de autoria do prefeito, que estabeleceu a realização anual do evento de ingresso e recolocação profissional.
Concessão do Aeroporto de Uberlândia
O ano de 2023 também foi marcado, na segunda maior cidade de Minas Geras, pela concessão do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato. Na primeira quinzena de outubro, a empresa espanhola Aena assumiu as operações do terminal de Uberlândia, arrematado em leilão realizado em 2022. Após mais de 30 anos de espera e de desafios superados, a Prefeitura de Uberlândia e a concessionária aeroportuária Aena deram conhecimento sobre novos investimentos a serem realizados nos próximos 30 meses dentro e fora do aeroporto.
Um novo terminal de passageiros será construído do outro lado da pista para atender a 3 milhões de passageiros por ano – o dobro da capacidade atual. Contará com duas pontes de embarque (fingers) e leitores automáticos de cartões de embarque. Estão previstas esteiras de bagagens de maior capacidade, um novo pátio para até 8 aeronaves da aviação comercial, novas pistas de rolagem (taxiways) e novo estacionamento com mais vagas. O aeroporto também cumprirá todas as exigências mais modernas de segurança operacional. A pista terá áreas de escape (Resa) em ambas as cabeceiras, revitalização do pavimento e preparação das faixas laterais para acesso de veículos de socorro em caso de emergências, entre outras melhorias.
E a Prefeitura de Uberlândia irá investir em novos e amplos acessos viários ao novo terminal. Simultaneamente, também apresentará proposta específica de revisão do Plano Diretor Municipal para o entorno do sítio aeroportuário. Serão iniciativas relevantes para uma eficiente operação de passageiros e cargas aéreas.
Estímulo ao empreendedorismo
Dentro de sua política de estímulo ao empreendedorismo, a Prefeitura de Uberlândia desenvolveu e apoiou ações importantes para diversos segmentos. Em fevereiro, por exemplo, o prefeito Odelmo Leão instituiu o “Dia Municipal das Mulheres e Meninas em Ciência e Tecnologia”. Em agosto, o Município promoveu, junto ao Sebrae Minas, o evento de empreendedorismo e negócios “De MEIa em MEIa hora”.
No mês de outubro, foi a vez de firmar acordo de cooperação técnica com o Sebrae Minas para realização de ações voltadas à execução do projeto “Comunidade Empreendedora”, com foco em pequenos negócios. Em novembro, a Prefeitura apresentou ações de tecnologia e inovação durante o evento “Uberlândia Summit”.
Comercialização do pó de basalto como insumo agrícola
Uberlândia atingiu, em novembro, mais um marco na consolidação do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli. A partir daquele mês, a cidade tornou-se oficialmente apta a comercializar pó de basalto como remineralizador de solo para a agricultura brasileira. Em solenidade realizada no dia 1º de novembro, o prefeito Odelmo Leão anunciou a expedição pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dos certificados que validaram e autorizaram a primeira mineradora do município a produzir e distribuir comercialmente o produto em todo território nacional. Os documentos “Certificado de Registro de Estabelecimento” e “Certificado de Registro de Produto” foram emitidos naquele mês pelo Mapa à EcoBrix. A empresa, localizada no Distrito Industrial, é uma das três mineradoras locais parceiras da Prefeitura de Uberlândia no projeto de fomento do pó de rocha na agricultura.
Para que a EcoBrix estivesse apta a receber os certificados, a Prefeitura de Uberlândia auxiliou no processo por meio da parceria com a empresa de consultoria Companhia de Promoção Agrícola – CPA (Campo). Ainda em 2021, a empresa recebeu um estudo de viabilidade técnica e os ensaios de eficiência agronômica elaborados pela Campo em conjunto com o Município, com apoio da concessionária de ferrovias VLI.
O estudo é um desdobramento do trabalho conduzido desde 2019. Contou com o incentivo de pessoas como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, grande incentivador do uso de pó de rocha na agricultura, como alternativa para reduzir a dependência externa pelos adubos químicos. Todo esse trabalho teve como objetivo demonstrar a qualidade do pó de rocha originário do basalto de Uberlândia e poderá ser utilizada pelas empresas interessadas na obtenção de registro junto ao Mapa, para produção e comercialização de subprodutos da mineração.
Selo Novo Agro e mais ações
Em 2023, a Prefeitura de Uberlândia também fez história no Agronegócio. Além de lançar estratégicos programas que permitiram ao setor novos e importantes aperfeiçoamentos, apresentou relevante avanço no Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro): certificou com o selo Novo Agro os primeiros produtos no município.
Dois produtos da Cooperativa de Produtores Rurais do P. A. Nova Tangará (Coopertang) e Cooperativa Camponesa da Reforma Agrária (Coopercampra) foram os primeiros a receberem o selo de procedência Novo Agro. O documento é expedido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI).
Com a certificação, que atesta a qualidade e agrega valor aos artigos produzidos na cidade, a gestão municipal reforça o constante estímulo e apoio que dá aos pequenos produtores locais. Os ovos caipiras das duas associações, que já tinham o Registro no Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia (SIM), garantindo as condições higiênico-sanitária adequadas, receberam o selo Novo Agro no fim de agosto.
Para estimular ainda mais o setor, ainda promoveu o evento “Vem Viver Distritos” e beneficiou centenas de pessoas com o curso gratuito de aquaponia. Além disso, inaugurou nove feiras livres.
Ainda em 2023, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), a Prefeitura realizou 2.748 atendimentos junto a 497 produtores. Também registrou 1.863 quilômetros de patrolamento e 57 quilômetros de encascalhamento de estradas vicinais. Além disso realizou mais de 30 reformas na área rural (entre pontes e mata-burros).
Semana do Produtor Rural e programa ‘Mais Leite’
O ano do agronegócio em Uberlândia também foi marcado pela Semana do Produtor Rural. Realizada em julho, teve como destaques a 32ª Semana da Família Rural e o lançamento do programa “Mais Leite”, que oferece orientações técnicas, produtivas, financeiras e de comercialização para produtores da agricultura familiar.
O programa “Mais Leite” foi elaborado pelo Município como parte do Pilar Pecuária Leiteira do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, da SMAEI, cuja formalização ocorreu em outubro deste ano. Visando orientar os produtores da agricultura familiar para aumentar a eficiência na produção e gerar mais renda, o “Mais Leite” tem oito meses de formação.
Programa ‘Bem Mais Agro’
Também chamou a atenção no agronegócio, em 2023, o lançamento feito pela Prefeitura de Uberlândia do “Bem Mais Agro”, destinado a pequenos produtores rurais. Visando estimular e fomentar a produção agrícola no município, o programa, anunciado pelo prefeito Odelmo Leão em julho, ofertou insumos, análises de solo e assistência técnica a produtores rurais nas áreas de fruticultura, olericultura e pastagem.