A Prefeitura de Uberlândia continua ampliando a modernização da iluminação da cidade. Em 2023, a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, desenvolvida junto à Engie, possibilitou a modernização de 1.058 pontos de luz no município. O trabalho da gestão municipal ainda permitiu a limpeza e consequente redução da quantidade de pontos críticos de 270 para 140.
Em junho do ano passado, 18 espaços públicos, entre praças e prédios públicos, foram contemplados pela PPP e receberam novas luminárias de led. No início de dezembro, visando a chegada do período natalino, a Prefeitura também inaugurou a iluminação de Natal em 21 locais, incluindo praças, vias urbanas e prédio público. Somente em um trajeto de 3 km, por exemplo, entre as praças Sérgio Pacheco e do Rosário, foram instaladas 1 milhão de microlâmpadas.
A Prefeitura ainda realizou a modernização da iluminação pública de rodovias de Uberlândia. O trabalho implementado nos trechos que cortam o perímetro urbano foi iniciado na primeira quinzena de setembro de 2023 e contempla a substituição de cerca de 100 postes, com um total de 1.135 luminárias de led.
Ao longo deste último ano, a Prefeitura realizou cinco edições do Mutirão Cidade Limpa, força-tarefa que buscou maior efetividade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. As regiões dos bairros São Jorge, Shopping Park, Morumbi, Jardim Ipanema e Mansour totalizaram a eliminação de mais de 130 mil criadouros do mosquito transmissor. Foram recolhidas quase 7,7 mil toneladas entre resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, além de 1.487 lotes roçados e de 2.717 podas em árvores. O trabalho atendeu mais de 222 mil pessoas.
Outras importantes ações executadas compreenderam a varrição manual de vias (217.664,19 km atendidos), capina manual e mecanizada (7.654.146,44 m² atendidos), pintura de meio-fio (32.804,06 m), limpeza de bueiros/bocas de lobo (10.004 unidades) e os Ecopontos (65.397.090 kg de resíduos recolhidos).
Limpeza de terrenos e descarte de resíduos
Outra iniciativa adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, foi o estabelecimento de novas diretrizes quanto à limpeza de terrenos, lotes e glebas (área não loteada). A lei, que entrou em vigor na primeira quinzena de novembro de 2023, visa mitigar a prática irregular de descarte de resíduos e afins, bem como manter a roçagem periódica das propriedades particulares do município.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura entregou um novo equipamento voltado para a destinação de resíduos sólidos pela população, no bairro Pequis. Localizado na rua do Tapiti, 250, na região oeste de Uberlândia, este foi o 15º ecoponto disponibilizado para o descarte de itens em desuso. Lembrando que o funcionamento do espaço ocorre das 7h às 19h, durante todos os dias da semana.
Regularização
Para favorecer e regularizar o comércio de produtos por vendedores ambulantes, a administração municipal disponibilizou um novo espaço na praça Professor Jacy de Assis, no Centro. Em junho de 2023, a inauguração do Ambulódromo qualificou também o atendimento aos consumidores. No espaço, são disponibilizados, aos comerciantes credenciados junto ao município, boxes com 3 metros quadrados cada. Ainda há banheiro para todo o público.
Entre as ações em prol da população em 2023, destaque também para a iniciativa mais recente, adotada no mês de dezembro, quando a Secretaria passou a receber inscrições de pessoas físicas e jurídicas interessadas em exercer o comércio e prestação de serviços em áreas públicas (Comap) de Uberlândia, nas modalidades ambulante e fixa (motorizadas ou não). O cadastro passou a permitir com que interessados se regularizem para utilização de food trucks, trailers e veículos adaptados para a venda de lanches e similares.
Mais ações
Ainda foram feitas manutenções em, aproximadamente, 150 dissipadores, em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Durante o ano, as equipes encarregadas pelo trabalho de capina foram ampliadas de seis para 11, a fim de atender com maior alcance as demandas da pasta, sobretudo, em períodos de maior incidência de chuvas.
A Prefeitura também atuou como facilitadora ao renovar contratos com as três concessionárias que prestam serviços funerários na cidade. O vínculo foi estendido por mais 10 anos, após as empresas concordarem em fazer melhorias e adequações estabelecidas em contrato. Além disso, viabilizou-se o acréscimo de até duas gavetas nas sepulturas rasas do cemitério Campo do Bom Pastor, com a consequente alteração do túmulo simples para jazigo.