A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta segunda-feira (19), o trabalho de campo do programa “Comunidade Empreendedora”, viabilizado por meio de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e o Sebrae Minas após acordo de cooperação técnica assinado pelo prefeito Odelmo Leão em outubro de 2023. Com o objetivo de apoiar e estimular o empreendedorismo local, agentes de comunidade contratados pelo programa começaram a percorrer o comércio dos bairros Alvorada, Morumbi e Residencial Integração na primeira etapa de atividades, voltadas para o mapeamento dos empreendedores dessas áreas localizada no setor leste da cidade.
O “Comunidade Empreendedora” soma-se às políticas públicas da gestão Odelmo Leão para fortalecer a economia de Uberlândia. Estamos iniciando por três bairros, onde foi identificado um expressivo número de empreendedores, de pequenos negócios, com grande potencial de desenvolvimento e expansão”, explicou a secretária Thalita Jorge.

O “Comunidade Empreendedora” tem a missão de identificar as principais necessidades dos pequenos negócios integrantes das comunidades participantes; capacitar e aprimorar os empreendedores locais; facilitar a transição dos empreendimentos informais para o mercado formal; incrementar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios nas comunidades atendidas; e expandir as oportunidades de acesso ao mercado para as micro e pequenas empresas estabelecidas nas regiões contempladas. A seleção dos bairros beneficiados na primeira etapa ocorreu com base em critérios definidos pelo Sebrae. A execução da iniciativa conta com apoio das associações dos três bairros e do Conselho de Entidades Comunitária.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Eduardo Ramos, ao menos 1,5 mil micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais podem ser alcançadas no trabalho conjunto com a Prefeitura. “É um projeto piloto em Minas Gerais, o primeiro feito fora de Belo Horizonte. Os bairros foram escolhidos com base no nível de concentração de pequenos negócios”, destacou na abertura das atividades.
Durante o mapeamento, os empreendedores são convidados a preencherem um questionário. Os dados coletados servirão de base para as oficinas e capacitações, que devem ser realizadas no segundo semestre.
Dono de uma bicicletaria no bairro Alvorada, Paulo Borges foi um dos primeiros a receber os agentes. “A gente está aqui há dois anos e achei bastante bacana a iniciativa da Prefeitura de Uberlândia. Conhecimento é sempre bom e acho que essa parceria com o Sebrae vai favorecer o comércio local”, disse.
Os agentes de comunidade estão uniformizados, com colete identificado com o nome do programa, “Comunidade Empreendedora”. Os interessados podem tirar dúvidas pelo (34) 3239-2737, de segunda a sexta, das 12h às 17h.