Importante canal de comunicação entre a Prefeitura de Uberlândia e a população, a Ouvidoria-Geral já realizou 13.211 atendimentos em quase quatro anos de existência. Vinculado à Controladoria-Geral do Município, o serviço foi instituído pelo prefeito Odelmo Leão em setembro de 2020 e chega ao Dia do Ouvidor, celebrado neste sábado (16), consolidado como um espaço de participação e controle social que garante o exercício dos direitos de cidadania ao contribuir com a prestação de serviços de qualidade, promover a transparência e fortalecer a política de governança pública e compliance da atual administração municipal.
Quem procura a Ouvidoria-Geral pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre as políticas públicas e os serviços prestados pela Prefeitura. O cidadão pode acessar o canal, preferencialmente, por meio da Plataforma Fala BR. Também é possível encaminhar demandas pelo email ouvidoria@uberlandia.mg.gov.br, pelos telefones 0800 942 0291/3239-2886 e, presencialmente, das 12h às 17h, no 3º piso do bloco 2 do Centro Administrativo Municipal.
Somente em 2023, dos 4.198 atendimentos, 2.115 foram manifestações registradas na Plataforma Fala.BR- metade das quais (1.038) configuravam solicitações. Além disso, nesse período, a Ouvidoria-Geral também realizou 2.083 atendimentos gerais de caráter orientativo (por telefone, e-mail e de forma presencial).
Além da Ouvidoria-Geral do Município, a Prefeitura de Uberlândia conta com outros dois canais de participação cidadã, que promovem a transparência e fortalecem a política de governança pública: Ouvidoria do Dmae e a Ouvidoria da Saúde. Para acessar a Ouvidoria da Saúde, basta procurar o serviço, das 7h às 18h, pelos telefones 0800-940-1480 e (34) 3256-3800, por email: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br ou presencialmente na avenida Ortízio Borges, 196, bairro Santa Mônica, sala 103, 1º Piso.