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Prefeitura envia projeto da PPP da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos à Câmara Municipal

De autoria do prefeito Odelmo Leão, o projeto de lei que visa mais eficiência nos serviços e que vai gerar uma economia de 12% no setor foi enviado, nesta segunda (6), para apreciação do Legislativo
6 de maio de 2024
Valter de Paula - Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo para viabilizar uma nova Parceria Público-Privada (PPP) no município. Nesta segunda-feira (6), o prefeito Odelmo Leão encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei (PL) da PPP da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A proposta para apreciação do Legislativo municipal visa aplicar o mesmo modelo de gestão neste setor como o já oferecido à população na PPP da Iluminação Pública. Neste caso, permitindo a economia de 12% dos recursos e o aperfeiçoamento e modernização da prestação destes serviços.

O município já teve experiência exitosa registrada na primeira PPP em Uberlândia, que trata da Iluminação Pública, firmada em janeiro de 2020. O PL desta nova PPP objetiva um aumento quantitativo e qualitativo na prestação dos dois serviços, maior preservação de recursos públicos com a redução dos custos, melhor eficiência, gestão integrada de serviços de saneamento básico e acesso e implementação de novas e atuais tecnologias.

A pretensão é de que a PPP da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos seja submetida, ainda este mês, a consulta pública, com posterior realização de audiência pública.  O investimento presumido para que uma empresa ou um consórcio abarque todo o serviço é de R$ 839,8 milhões. A expectativa é que o processo, com a participante vencedora, seja concluído ainda neste ano para início da operação em 2025.

A proposta de licitação sinaliza a concessão administrativa para a prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos pelo prazo de 25 a 30 anos, prorrogável para até 35 anos. A concessionária do serviço assumirá diversas obrigações, como a varrição mecanizada e manual em vias e logradouros públicos, limpeza e manutenção de bocas de lobo, coleta e transporte de resíduos sólidos e tratamento e destinação de resíduos compostáveis (veja abaixo a listagem completa).

O projeto sobre a nova PPP foi elaborado por meio de um grupo multidisciplinar do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura formado por servidores da Procuradoria Geral do Município, das secretarias municipais de Gestão Estratégica, de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Dmae.  Os trabalhos tiveram início em março de 2023.

Serviços previstos na PPP de limpeza urbana e resíduos sólidos:

Ø  Limpeza urbana

– Varrição mecanizada em vias e logradouros públicos;

– Varrição manual em vias e logradouros públicos;

– Roçagem, capina manual e mecanizada, raspagem e limpeza de canteiros centrais, parques, zoológico e praças;

– Zeladoria de banheiros públicos (parques, zoológico e praças);

– Limpeza e manutenção de bocas de lobo;

– Limpeza de dissipadores e bolsões;

– Pintura mecanizada de meio fio;

– Poda e desbarra de arbustos e árvores;

– Equipe multitarefa;

– Equipe Cata-Treco;

– Limpeza de Entulhos. 

Ø  Manejo de resíduos sólidos

1 – Coleta e transporte de resíduos sólidos, envolvendo:

– Coleta manual e transporte de resíduos sólidos domiciliares;

– Coleta e transporte de materiais recicláveis;

– Coleta e transporte de resíduos orgânicos de feiras;

– Coleta e transporte de animais mortos;

– Coleta e transporte do lodo da ETE, EEEs e ETA

2 – Tratamento e destinação de resíduos compostáveis:

– Tratamento e destinação de resíduos orgânicos de feiras;

– Tratamento e destinação de lodos da ETE;

3 – Educação ambiental

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