Garantir que a população mantenha o cartão de vacinas em dia e fique protegido sempre foi um dos principais compromissos da Prefeitura de Uberlândia. Com várias ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu, nesta quarta-feira (5), o Selo Prata do Projeto #BoraVacinar, uma iniciativa do governo de Minas Gerais que visa promover a vacinação e aumentar a cobertura vacinal em todo o estado. Uberlândia foi a única cidade de grande porte do estado a ter metas de vacinação reconhecidas pelo Governo de Minas. A entrega do prêmio ocorreu em Belo Horizonte.
O Projeto #Bora Vacinar tem o objetivo de fomentar as ações municipais para aumento da cobertura vacinal. Os selos Ouro e Prata são concedidos aos municípios do de Minas Gerais que alcançarem as metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações. Para 2025, o Projeto #Bora Vacinar reconheceu os esforços da administração municipal de 418 municípios.
Destes, 58 receberam o Selo Ouro e 360 com o Selo Prata. O Selo Prata foi concedido para os municípios que, no período compreendido de janeiro a outubro de 2024, atingiram as metas de 95% de cobertura de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização infantil para 10 a 13 dos imunizantes acompanhados pelo projeto #BoraVacinar. Sendo eles: BCG, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Penta (DTP/HepB/Hib), Pólio Injetável (VIP), Febre Amarela, Pneumo 10 (1º reforço), Meningo c (1º reforço), Tríplice viral – 2ª dose, Pólio oral Bivalente, DTP (1º reforço), Varicela e Hepatite A infantil.
“Das 14 vacinas, estamos com a meta atingida em 12. A exceção é varicela e febre amarela, que em 2024 estivemos com os estoques desabastecidos por falta de regularidade no fornecimento. Tão logo o fornecimento seja restabelecido pelo Ministério da Saúde, esperamos retomar nossa cobertura deste público”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.

O Selo Ouro foi concedido aos municípios que, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), pelo Painel de Vacinação do Calendário Nacional, atingiram, no período compreendido de janeiro a outubro de 2024, as metas de cobertura de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização infantil em todos os 14 imunizantes acompanhados pelo projeto #BoraVacinar.
Ações de Uberlândia
Para garantir que a população fique protegida, a Prefeitura de Uberlândia atua constantemente com várias ações. Além da busca ativa permanente feita pelas unidades de saúde da rede municipal, a administração municipal tem buscado ampliar o acesso da comunidade.
Uma das iniciativas foi a abertura do Cantinho da Saúde no Terminal Central. O ponto de atenção fica no 2º piso, próximo à entrada pela avenida João Pessoa, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. O Município também conta com o Vacimóvel – uma van com uma sala de vacina móvel que percorre os bairros e pontos estratégicos levando todas as vacinas disponíveis à população.