A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a mobilização da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Neste sábado (15), em mais uma ação no bairro Élisson Prieto (antigo assentamento Glória), os profissionais do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes realizaram várias atividades a fim de conscientizar sobre as formas e a importância do combate ao mosquito. A ação ocorreu das 8h às 12h, na rua Frei Tito. No último sábado (8), a Prefeitura já tinha realizado outro mutirão contra a dengue.
Durante a ação de hoje, foi possível recolher 3.362 objetos que não estavam em uso e são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, como vasos sanitários, geladeira, máquinas de lavar, lonas, pneus, entre outros. Os agentes também encontraram e recolheram 239 focos formados que já continham larvas do mosquito nas mais de 980 visitas domiciliares realizadas. Ao todo, foram necessários quatro caminhões e cinco caminhonetes para fazer o transporte de todos os objetos.

“Os números mostram que nossa força-tarefa é importante no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças. O recolhimento dos criadouros por parte dos agentes e a entrega dos objetos pela comunidade são ações preventivas que contribuem para a eliminação do Aedes. É um papel que começa dentro de casa e por isso seguimos contando com o apoio das pessoas nessa importante luta”, reforçou o secretário municipal de saúde, Adenilson Lima.
Na ação da troca solidária destes objetos por alimentos não perecíveis, a Prefeitura entregou 1.641 litros de leite e 2,4 toneladas de alimentos. As ações também contaram com monitoramento aéreo com drone para identificação e eliminação de criadouros e focos e aplicação do termonebulizador (fumacê) pelas vias do bairro para eliminar mosquitos em fase adulta.

O mecânico Joel dos Santos foi um dos moradores que garantiram vários alimentos ao levar os objetos que tinha em casa. “Trouxe garrafas, latas de tintas e até uns potes que estavam sem serventia. Na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo que estes objetos acumulam água e podem ser um criadouro do mosquito. Essa ação da Prefeitura, além de contribuir para a eliminação do Aedes, ainda ajuda quem precisa dos alimentos”, comentou.
Mais acessibilidade
No ponto de concentração das ações, a Prefeitura de Uberlândia também disponibilizou o Vacimóvel, o Consultório Móvel e o Consultório na Rua, que realizaram consultas médicas, aplicação de vacina, aferição de pressão, orientações sobre saúde bucal e testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a população também contou com a presença do Busão Social, ofertando diversos serviços para facilitar o acesso a direitos e benefícios sociais. Durante a ação, a equipe realizou 66 atendimentos. Dentre os serviços oferecidos pelo Busão Social estão cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Bolsa Família, orientações para obtenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão de carteirinha do idoso interestadual, entre outros.
