Os avanços da Prefeitura de Uberlândia na implementação da metodologia “Building Information Modeling” (BIM – em tradução livre: Modelagem de Informação da Construção) foram apresentados, nesta terça-feira (25), durante a rodada de informações “O futuro do BIM em Uberlândia”. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), em sua sede. O público presente foi formado por engenheiros e arquitetos.
Na Prefeitura, a metodologia BIM está sendo implantada pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Comitê BIM Uberlândia, criado em 2023. Desde então, foram feitas aquisições de licenças de softwares, contratação de consultoria especializada, formulação de um plano de implementação, treinamento básico para os servidores e inauguração do LAB BIM, além de elaboração de projetos piloto e solo e de manual de projetos. As próximas etapas consistem em treinamento avançado na parte de infraestrutura para os servidores, além da ampliação do LAB BIM buscando parcerias com entidades para ofertar treinamento aos profissionais externos, manuais, workshops e eventos.
Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas e serviços de engenharia. A metodologia conta com uma estrutura de trabalho moderna e inovadora, que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras. A BIM ainda proporciona maior transparência nos processos licitatórios, precisão no planejamento, confiabilidade de cronogramas e orçamentos, auxílio na redução de resíduos sólidos da construção civil e dos custos, colaborando ainda com sustentabilidade e qualidade nas obras públicas.