Focada no cuidado com a saúde da população, a Prefeitura de Uberlândia mobiliza, neste sábado (22), diversos profissionais no trabalho de combate à dengue no assentamento Irmã Dulce e na oferta de consultas por meio do “Sabadão da Saúde”, que acontecerá nos setores oeste, central e norte da cidade. As ações são conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde para garantir a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e também viabilizar o acesso às consultas médicas e outros serviços em saúde.
O Mutirão contra a Dengue acontecerá no assentamento Irmã Dulce, das 8h às 12h. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, por meio da eliminação de criadouros. As ações estarão concentradas no barracão da creche, que fica na Praça Dionísio José Ferreira.
No local, além das atividades educativas e de combate ao mosquito, os moradores poderão trocar materiais descartáveis e objetos que possam servir como criadouros por alimentos não perecíveis. Também haverá a presença do fumacê circulando nas ruas para eliminação de mosquitos adultos e visitas domiciliares para identificar e tratar possíveis criadouros.
Ainda haverá no local o vacimóvel para atualização do cartão de vacinas da população, o Consultório Móvel para atendimento médico, aferição de pressão arterial e orientações gerais.
“Sabadão da Saúde”
Em outra linha de cuidado com a população, a Prefeitura de Uberlândia também realizará, neste sábado (22), mais uma edição do ‘Sabadão da Saúde’. A iniciativa visa proporcionar um acesso mais rápido aos atendimentos médicos e ampliar a oferta de serviços de saúde.
Na programação, todas as unidades básicas de saúde dos setores oeste, central e norte estarão abertas neste sábado, das 7h às 13h. Ao todo, serão 34 unidades (incluindo as ambulatoriais das unidades de atendimento integrado (UAIs) Planalto, Luizote, Martins e Roosevelt) em funcionamento, ofertando, aproximadamente, 2 mil consultas médicas em clínica geral além de coletas de exames, curativos e aferição de pressão arterial garantindo o acesso da comunidade aos serviços de saúde. As unidades que contemplam este setor bem como os endereços de cada uma estão no Portal da Prefeitura.
“Nosso intuito com esta ação é de facilitar o acesso ao atendimento. As equipes já entrarão em contato com as pessoas que aguardam por atendimento para agendar as consultas em clínica geral para este sábado. É possível ainda que os moradores do setor Oeste também procurem sua unidade de referência para garantir essa agenda”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.