A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), realizou, nesta sexta-feira (28), o Minicurso de Produção de Microverdes. A capacitação foi gratuita e aconteceu na sede da Ferub, na Fazenda Buriti, próxima ao quilômetro 63 da rodovia BR-050. A iniciativa está alinhada com a política municipal de ampliar o conhecimento de pequenos produtores rurais para o uso racional dos recursos naturais aliado à aplicação de tecnologia e inovação.
“Existe uma demanda por esse segmento. Os microverdes são hortaliças altamente nutritivas, jovens e colhidas quando ainda têm as primeiras folhas, antes de se tornarem adultas. Eles são uma tendência na horticultura e são considerados um superalimento”, disse o diretor de projetos e pesquisa da Ferub, o engenheiro agrônomo Mayer Andrade.

Durante o minicurso, os participantes aprenderam a definição do que são microverdes, técnicas de produção, insumos utilizados e principais hortaliças desenvolvidas por meio do processo. A capacitação contou com etapas teórica e prática com quatro horas de duração e foram disponibilizadas 40 vagas para esta edição. A atividade foi oferecida a todos os interessados em aprender a nova técnica de produzir vegetais nutritivos, livres de defensivos agrícolas, sem uso de terra e em pequenas áreas.
A participante Elaine Rufino elogiou a iniciativa da Prefeitura de Uberlândia em oferecer o minicurso. “Eu tenho muito interesse nesse tipo de nutriente. Eles são saudáveis e fáceis de produzir. Podemos usar em casa e ainda oferecer para outras pessoas”, pontuou.