Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção de acidentes e doenças que afetam a saúde dos trabalhadores, a Prefeitura de Uberlândia realiza, nesta quinta-feira (10), o evento Abril Verde 2025. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
As atividades ocorrem no auditório do Centro Administrativo Municipal e reúnem servidores públicos, profissionais da saúde, representantes do MPT e especialistas da área. Com o tema “Prevenção é o melhor equipamento de proteção”, o evento traz um ciclo de palestras e debates voltados à promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho.
Entre os assuntos abordados estão a saúde mental no contexto ocupacional, a atuação do Ministério Público do Trabalho, estratégias de gestão em saúde e segurança, riscos psicossociais e o uso da comunicação não violenta como ferramenta de prevenção.
Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, destacou o compromisso da gestão com o cuidado integral às pessoas. “Cuidar da saúde dos trabalhadores é uma responsabilidade coletiva. Promover ambientes seguros e organizados é uma forma de reconhecer o valor das pessoas, não apenas por sua atuação profissional, mas por sua condição humana e pelas necessidades reais que envolvem saúde física, emocional e social”, afirmou o secretário.
O Abril Verde é um movimento nacional que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da cultura de prevenção no ambiente de trabalho, especialmente durante o mês em que se comemora o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril).