Reforçando o compromisso de oferecer cada vez mais comodidade e acessibilidade à população e promover melhorias contínuas nas estruturas esportivas da cidade, a Prefeitura de Uberlândia entregou à população, nesta quarta-feira (14), os dois novos elevadores instalados na Arena Sabiazinho, espaço administrado pelo Município, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O prefeito Paulo Sérgio esteve no local, na tarde de hoje (14), para conferir e liberar oficialmente o uso dos equipamentos.
Cada um dos elevadores tem capacidade para transportar simultaneamente até 8 pessoas ou carga de até 600 kg. As obras começaram em outubro do ano passado, no governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, e foram realizadas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com acompanhamento da Futel.
“Essa é mais uma importante melhoria realizada na Arena Sabiazinho, um dos principais espaços esportivos do país. Nosso objetivo é proporcionar ainda mais conforto e segurança às pessoas que frequentam os grandes eventos esportivos e artísticos realizados no local. Além disso, os elevadores são mais um exemplo da preocupação da Prefeitura de Uberlândia em oferecer cada vez mais acessibilidade à população”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
Os equipamentos foram instalados pela empresa licitada Lok Service Tecnologia e contam com recursos de acessibilidade, com barras de apoio interna na cabine e identificação em braille, luminárias de emergência e sinalização de rotas de fuga, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros. No total, foi investido R$ 1,2 milhão nas obras, executadas com recursos próprios do Município.

Estrutura
Com 8.861 metros quadrados, a Arena Sabiazinho tem capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas e está adaptada para quem utiliza cadeira de rodas. O local ainda conta com 15 saídas de emergência, 8 banheiros, 6 vestiários (4 para atletas e 2 para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.
Nos últimos anos, a Arena sediou grandes eventos, como três decisões da Superliga de Vôlei Feminino, final da Superliga Masculina, Sul-Americano Feminino de Clubes e Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, além de shows nacionais e internacionais, como os de Roberto Carlos, Slash, Backstreet Boys, Whitesnake, Scorpions, dentre outros.
Cintesp.Br
Durante visita à Arena Sabiazinho, o prefeito Paulo Sérgio conheceu as instalações do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br), que atua em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Cintesp.Br trabalha para promover tecnologias assistivas para o esporte paralímpico ou para pessoas com deficiência física.
“A visita ao Cintesp foi muito importante para conhecermos os produtos e equipamentos que são desenvolvidos aqui dentro da Arena Sabiazinho, pelos pesquisadores da UFU e que são utilizados por paratletas. É muito bom estarmos vendo que a cidade de Uberlândia, que hoje é uma referência no paradesporto brasileiro, contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.