A Prefeitura de Uberlândia, por meio do prefeito Paulo Sérgio, e a Delegacia da Receita Federal do Brasil de Uberlândia realizaram, nesta quinta-feira (13), a entrega da premiação do “1º Concurso de Vídeo – Receita para o Futuro”. A cerimônia homenageou os estudantes do 9º ano da Rede Municipal de Ensino responsáveis pela produção de vídeos educativos sobre o tema “A importância social dos tributos e da Administração Tributária e Aduaneira para o país”. Os vídeos vencedores foram eleitos pela comunidade em votação aberta no Portal da Prefeitura de Uberlândia. No âmbito da administração municipal, a iniciativa foi intermediada pela Secretaria Municipal de Educação.
“Nosso papel enquanto poder público é fomentar a conscientização e cidadania sob todos os aspectos. O concurso realizado nas escolas municipais favoreceu a educação fiscal, abordando a responsabilidade socioeconômica e a função social dos tributos. Hoje, reconhecemos os multiplicadores responsáveis por destacar a importância do cumprimento das obrigações fiscais pelos nossos cidadãos”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Os estudantes e professores dos três grupos melhores classificados receberam um aparelho smartphone e visitarão a sede da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Uberlândia. As escolas dos grupos vencedores também foram premiadas com o recebimento de um tablet cada.

Cada grupo participante foi integrado por entre três a cinco estudantes e um professor coordenador, que estabeleceram abordagem específica para os vídeos, alinhadas à proposta principal. O material respeitou os critérios de adequação linguística, impacto visual, capacidade de propagação da mensagem de educação fiscal, coerência entre as imagens e os conteúdos exibidos, clareza e compatibilidade do conteúdo com o tema proposto, criatividade, originalidade e qualidade de imagem e de som, além de áudio com legenda descritiva.
Para o delegado da Receita Federal em Uberlândia, Luiz Cláudio Martins, responsável pela elaboração do projeto implementado nas escolas, a proposta pôde sair do papel a partir da ajuda da Prefeitura. “A ideia é levar para as crianças a importância social dos tributos e mostrar o trabalho da Receita Federal. O projeto surgiu no ano passado, quando trouxemos até a Secretaria Municipal de Educação, que nos direcionou como poderíamos começar essa iniciativa no município”, recordou.
A primeira etapa do processo de classificação aconteceu em setembro, quando foi feita a seleção dos vídeos. Em seguida, em outubro, aconteceu a escolha para a fase final e, no início deste mês, a definição dos vencedores através de votação popular. Ao todo, foram enviados 22 vídeos pelas escolas, dos quais seis foram selecionados para a final.

“A gente leva o conhecimento para a vida inteira. Aprendi que os tributos são importantes, principalmente para a área da saúde. Agradeço ao meu professor Agostinho, que nos ajudou a fazer o roteiro. Sentamos, conversamos bastante sobre o vídeo. Agradeço a Deus, depois à minha equipe”, celebrou um dos estudantes campeões da E. M. Prof. Otávio Batista Coelho Filho, Kaleb Ribeiro.
Confira as escolas vencedoras do “1º Concurso de Vídeo – Receita para o Futuro”:
1º lugar – E. M. Prof. Otávio Batista Coelho Filho – Tributos são cidadania, receita para o futuro – 1632 votos
2º lugar – E. M. Prof. Eurico Silva – Estilo que constrói o Brasil – 1285 votos
3º lugar – E. M. Dr. Joel Cupertino Rodrigues – Edição Especial: Receita – 1032 votos