Uma parceria entre o poder público municipal e o setor privado está levando atendimento veterinário gratuito aos animais de tração da cidade. Esse é o projeto ‘Uberlândia Amigas dos Carroceiros’, que teve sua terceira edição realizada na manhã deste sábado (14) no Ecoponto do bairro Guarani.
A iniciativa foi lançada em dezembro do ano passado. Por meio de um termo de cooperação técnica com o Centro Universitário UNA, professores e alunos do curso de veterinária da instituição realizam exames clínicos e vermifugação nos animais dos carroceiros. As duas primeiras edições aconteceram no Ecoponto do bairro São Jorge e atenderam centenas de animais.
“É uma oportunidade única para que os carroceiros recebam informações e para que seus animais sejam avaliados sem nenhum custo. Nossa intenção é continuar percorrendo toda a cidade para que o projeto beneficie a maior quantidade possível desses trabalhadores, que nos ajudam tanto na limpeza pública”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Júnior.

José Arildo Pereira, de 75 anos, começou a trabalhar como carroceiro ainda criança. “Só de estarem examinando os cavalos da gente é bom demais porque às vezes a gente não tem condição de levar no veterinário. E com a Prefeitura nos ajudando fica tudo mais fácil”, contou.
Atualmente, são cerca de 300 carroceiros cadastrados no Município. Além do cuidado com a saúde animal, os carroceiros também receberam orientações sobre a forma de condução, passaram por uma avaliação das condições físicas das carroças e receberam dicas para aprimorar e reduzir o custo da utilização dos equipamentos.