DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Programas

Programas

Tarifa Social

Famílias de baixa renda podem ter isenção total nas contas de água e esgoto. O benefício faz parte do Programa Tarifa Social, criado pela Prefeitura de Uberlândia, para oferecer acesso aos serviços fornecidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que são essenciais na garantia da saúde pública.

  • A Tarifa social é um benefício voltado para as famílias de baixa renda de Uberlândia. 
  • O atendimento feito pelo DMAE é um dos mais amplos do País.
  • A isenção é válida para um consumo mensal de água de até 20 m³ , para famílias residentes em domicílio na condição de locatárias, comodatárias ou proprietárias, com renda de um e/ou até dois salários mínimos.

Cadastramento

  • O processo de inclusão é feito pela diretoria assistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho localizada no prédio administrativo da Prefeitura de Uberlândia: Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica. 
  • O Governo Municipal disponibiliza também outras oito unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para cadastro e atualização da tarifa social DMAE. O Bem Social possui núcleos nos bairros: Jardim Brasília, Custódio Pereira, Mansour, Marta Helena, Morumbi, Shopping Park, São Jorge e Jardim Célia. 
  • A isenção no pagamento só pode ser concedida após a devida avaliação e encaminhamento formal da Secretaria  para o setor de Cobrança do DMAE.
  • A tarifa social concedida a uma família pode ser cancelada caso a média de consumo seja superior a 20 m³ por dois meses consecutivos ou três meses alternados.
  • As famílias são avisadas na própria fatura do DMAE quando ocorre o consumo acima do permitido pelo programa e um possível cancelamento do benefício.
  • A isenção é válida para o decorrer de 12 meses e as famílias devem ficar atentas ao prazo de renovação.
  • O DMAE avisa sobre a renovação com dois meses de antecedência para evitar problemas de atendimento, devido aos trâmites burocráticos.

Programa Buriti – Proteção às nascentes

O Programa Buriti foi criado em 2008 com o objetivo de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer as cidades e atividades rurais. 

Clique aqui para saber mais.

Programa Escola Àgua Cidadã – PEAC

O Programa Escola Água Cidadã do DMAE, PEAC como é conhecido, tem como principal objetivo educar a comunidade para o uso responsável da água. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores, empresas e muitas outras instituições podem expandir o seu conhecimento em saneamento e em ações de sustentabilidade ambiental.

Clique aqui para saber mais.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *