Fazer de Uberlândia uma cidade cada vez mais tecnológica e inovadora. É com esse princípio que a administração municipal promoveu uma grande maratona de programação: o “Hackathon Smart UDI”. Após um longo caminho de reuniões, estudos e dedicação, os vencedores da maratona foram premiados na noite desta quarta-feira (4). A solenidade que aconteceu na sede da Associação Mineira de Produção de Algodão (AMIPA), no bairro Alto Umuarama.
O grupo “O Celta Preto” foi o grande vencedor e para faturar o prêmio de R$ 8 mil, os quatro integrantes criaram um novo pluviomêtro. “O nosso projeto tem o objetivo de detectar de uma forma mais segura e com um custo menor a possibilidade de tempestade. Foi um desafio novo e agora vamos trabalhar para levar o projeto adiante”, Bruno Oliveira Sinhoroto, um dos participantes da equipe.
Durante a maratona, foi proposto aos participantes o desenvolvimento de softwares que utilizem tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), cuja finalidade seja criar uma solução de leitura de imagens de câmeras de monitoramento. O protótipo deve ser capaz de detectar padrões de atividades e emitir alertas aos órgãos públicos. Uma banca julgadora foi a responsável por avaliar os protótipos, considerando critérios como: criatividade, aplicabilidade do sistema, viabilidade de execução e qualidade do desenvolvimento do protótipo.
O evento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e contou com o apoio da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. De acordo com a Sedeit, Uberlândia está passando por um processo constante de inovação.
Entenda o processo
O“Hackathon Smart UDI” teve como objetivo principal engajar a comunidade de desenvolvedores, fomentar o empreendedorismo inovador, promover um ambiente para troca de conhecimentos e congregar experiências. Todo o processo começou no mês passando quando a administração municipal abriu as inscrições para os interessados.
No dia 18 de novembro, os inscritos participaram do “Esquenta Hackathon”, que foi uma reunião de senbilização onde foram apresentados os desafios e definidas as equipes. A abertura do evento aconteceu no último sábado (29) e teve dois dias destinados a mentorias e ao desenvolvimento das atividades. A realização do Hackaton contou ainda com o apoio de 33 empresas e instituições que forneceram serviços, produtos e materiais diversos.