Notícias

Prefeitura disponibiliza informações sobre acessibilidade em Uberlândia

Página ‘Turismo Acessível’ pode ser conferida no Portal e destaca o ‘Mapa do Turismo Acessível’
24 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Reconhecida internacionalmente pelo transporte público 100% acessível, Uberlândia tem se destacado cada vez mais como referência quando o assunto é qualidade de vida para pessoas com deficiência. E é com o compromisso de promover condições que integrem esse público à cidade que a Prefeitura criou um espaço em seu site oficial com informações sobre a infraestrutura disponível tanto para quem reside no município quanto para quem visita. O trabalho foi desenvolvido por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e de Planejamento Urbano (Seplan), com apoio da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação.  (Confira aqui)

No Portal da Prefeitura de Uberlândia, a página “Turismo Acessível” pode ser conferida ao clicar na guia “Turista”. No espaço, o visitante encontra dados gerais sobre a cidade (como gastronomia, cultura, entretenimento e esporte) e o “Mapa Colaborativo do Turismo Acessível”.

No mapa, encontram-se detalhes sobre hospedagem, associações de apoio à pessoa com deficiência, centros esportivos, clubes e áreas culturais e de entretenimento. Dos 50 pontos mapeados até o momento, 27 são sobre locais para se ficar no município, informando endereço do estabelecimento, número de quartos, nível de acessibilidade, entre outros.

O “Mapa Colaborativo do Turismo Acessível” está aberto a contribuições. Quem desejar cadastrar algum estabelecimento deve entrar em contato com a Sedeit pelo e-mail turismo@uberlandia.mg.gov.br.

Reprodução

Certificado ‘Boas Práticas do Turismo 2019’

O empenho da Prefeitura de Uberlândia em promover acessibilidade fez com que a cidade conquistasse no final do ano passado o certificado “Boas Práticas do Turismo 2019”, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com base no Censo do Turismo Mineiro realizado também no último ano.

Das 131 iniciativas selecionadas pelo governo estadual, 38 foram premiadas, após análise das Câmaras Temáticas do Conselho Estadual de Turismo (CET). Uberlândia obteve destaque na categoria “Informação Turística” com a iniciativa “Turismo Adaptado”, que engloba o projeto da página “Turismo Acessível”. Além do certificado, a cidade irá compor o e-book e portfólio “Boas Práticas do Turismo Minas Gerais”.

“Proporcionar condições igualitárias para todos e um desenvolvimento com sustentabilidade, sempre com foco na geração de emprego, renda e qualidade de vida. No turismo, não pode ser diferente. E temos buscado fazer isso de forma colaborativa, ouvindo todos os envolvidos. A Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, da Seplan, e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod) tiveram papel importante nesse processo, assim como os empresários que colaboraram com o cadastro que tornou possível o ‘Mapa do Turismo Acessível’”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Além do certificado estadual, Uberlândia subiu em 2019 para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro. O Ministério do Turismo também apontou, em levantamento publicado em setembro, que Uberlândia é o principal destino internacional de turistas entre os municípios do interior de Minas Gerais. Em 2010, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) concedeu à cidade o Prêmio Internacional de Boas Práticas por ter sido a primeira do país a disponibilizar transporte coletivo adaptado.


Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também