Notícias

‘Mapa do Turismo Acessível’ está aberto a colaborações

Ferramenta disponível no Portal da Prefeitura oferece informações sobre nível de acessibilidade nos mais diversos estabelecimentos
19 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Reprodução

O Portal da Prefeitura de Uberlândia conta com uma ferramenta especial com informações sobre acessibilidade em espaços de hospedagem, gastronomia, cultura, entretenimento e esporte, entre outros: trata-se do “Mapa do Turismo Acessível”. O recurso é colaborativo e, portanto, está aberto a sugestões da população para ser cada vez mais enriquecido com dados importantes sobre a cidade.

O mapa compõe a versão on-line do guia turístico Uberlândia Acessível, cuja versão impressa foi lançada no início de fevereiro. Desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e Planejamento Urbano, com apoio da Secretaria de Governo e Comunicação, o guia foi reconhecido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com o certificado “Boas Práticas do Turismo 2019”, na categoria “Informação Turística”.

No mapa, encontram-se detalhes sobre hospedagem, associações de apoio à pessoa com deficiência, centros esportivos, clubes e áreas culturais e de entretenimento. Dos 50 pontos mapeados até o momento, 27 são sobre locais para se ficar em Uberlândia, informando endereço do estabelecimento, número de quartos, nível de acessibilidade, entre outros.

Para contribuir com o “Mapa do Turismo Acessível”, basta entrar em contato com a Sedeit, pelo e-mail turismo@uberlandia.mg.gov.br, e apresentar sua sugestão, que passará a compor a ferramenta após avaliação da equipe.

Uma cidade para todos

Reconhecida internacionalmente pelo transporte público 100% acessível, Uberlândia tem se destacado cada vez mais como referência quando o assunto é qualidade de vida para pessoas com deficiência. Esse cenário resulta do compromisso da gestão municipal em promover condições que integrem todos os públicos à cidade.

Além do certificado estadual de “Boas Práticas”, Uberlândia subiu em 2019 para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro e o Ministério do Turismo também apontou, em levantamento publicado em setembro, que Uberlândia é o principal destino internacional de turistas entre os municípios do interior de Minas Gerais. Em 2010, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), junto com o governo de Dubai (nos Emirados Árabes), concedeu à cidade o Prêmio Internacional de Boas Práticas, por ter sido a primeira do país a disponibilizar o transporte coletivo totalmente adaptado.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também