Notícias

Reunião online reforça ações em Uberlândia para temporada de chuvas

Encontro da Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) discutiu medidas junto à Defesa Civil diante do início do período chuvoso
6 de outubro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na tarde desta terça-feira (6), o prefeito Odelmo Leão conduziu reunião com membros da Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP)*, formada por representantes das secretarias municipais, autarquias, bem como por membros de órgãos de segurança e de outras entidades. O encontro, que foi realizado de forma virtual, teve como objetivo discutir as ações de todos junto à Defesa Civil diante do período chuvoso que se aproxima a partir da próxima semana.

O prefeito Odelmo Leão pontuou aos demais órgãos que os servidores municipais envolvidos no PEP já estão instruídos e organizados para atuarem em eventos climáticos 24h por dia. “A população pode ficar tranquila que, unidos, vamos enfrentar o que tivermos que enfrentar. Inclusive, já estamos fazendo trabalho preventivo de limpeza urbana e de escoamento de chuva”, apontou.

Segundo o professor de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia Paulo Cezar Mendes, as previsões apontam que o Brasil estará sob influência do La Niña neste ano, com tendência de diminuição de precipitações nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. “Assim, as previsões para Uberlândia neste fim de ano são de normal climática, com a quantidade de chuvas deve ficar ao menos na média de outros anos, entre 500 e 600 milímetros no acumulado. Apesar disso, temos de estar preparados para eventos extremos”, explicou.

Parte desta preparação conjunta entre os órgãos engloba ações pontuais de organização para emissão de alertas, revisão da localização de pontos críticos, elaboração de intervenções simuladas e até um projeto que está em finalização para instalação de um sistema de monitoramento de variabilidade climática com várias miniestações pela cidade.

PEP

No Plano Emergencial estão registrados os pontos de risco em Uberlândia com definições de desvios de trânsito e os procedimentos que devem ser adotados durante as fases preventiva (verde), preparativa (amarela), resposta/socorro (vermelha) e recuperativa (branca).

As fases são determinadas de acordo com a previsão do tempo e alertas emitidos pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU. A intenção é prever a ocorrência e o volume da chuva e acionar de imediato os órgãos de enfrentamento.

Cuidados

A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.

Em caso de perigo chame:

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Clique e confira os cuidados a serem tomados no período chuvoso, bem como os pontos a serem evitados em caso de alagamento

*Compõe a Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica

– Secretarias Municipais

– Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec

– Departamento Municipal de Água e Esgoto – Dmae

– Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer – Futel

– Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub

– Câmara de Diligentes Lojistas – CDL

– 36º Batalhão de Infantaria Motorizado – 36º BIMtz

– Polícia Rodoviária Federal – PRF

– 2º Comando Operacional de Bombeiro Militar – COB

– 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

– Centro de Operações de Bombeiros – COBOM

– Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit

– Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG

– Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig

– Algar Telecom

– 9ª Região da Polícia Militar – 9ª RPM

– 2ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo – CORPAER

– Universidade Federal de Uberlândia

– Conselho de Entidades Comunitárias – CEC

– Grupo Triângulo Minas (Clube de rádio) – GTMG

– Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero

– Rede Integrada de Emergência – Rinem

– Eco-050

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também