Reduto para animais silvestres que não possuem condição de integrar o seu habitat natural, o Zoológico Municipal totalizou 23.909 visitas desde a reabertura em novembro. A área de mais de 300 mil metros quadrados, situada no Parque do Sabiá, abriga um plantel de 31 espécies, entre répteis, mamíferos, aves, felinos, entre outros. Os visitantes podem conhecer de perto 127 animais moradores dos recintos que simulam o ecossistema.
Para uma experiência de valorização da fauna e flora, ao longo de 2021, a Prefeitura de Uberlândia investiu em melhorias na infraestrutura e manutenções em geral. Foram reformados 33 recintos, incluindo a identificação com placas informativas e o plantio de 1.417 mil metros quadrados de grama São Carlos – própria para área sombreada. Também foram construídos 200 metros de passarelas para caminhada. Juntamente com a jardinagem, a arborização foi reforçada com o plantio de 142 árvores frutíferas e nativas.
Os principais moradores, os animais, recebem atenção especial com atendimento veterinário e enriquecimento ambiental. Ao longo do último ano, foram 221 animais atendidos e 343 exames clínicos variados realizados. O trabalho com as espécies por meio do enriquecimento ambiental segue desde 2019, atuando em cinco frentes: alimentação, cognição, sensorial, físico e social. O trabalho alia criatividade e cardápio especial conforme cada época do ano, para que os animais explorem os recintos.
Para abrigar os animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos segue a legislação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Compostagem
Mantendo o compromisso com a preservação do meio ambiente, foram reciclados 7.264 quilos de resíduos orgânicos provenientes do preparo da alimentação dos animais do plantel, em sua maioria cascas de frutas e verduras. A compostagem realizada gerou um total aproximado de 3.760 quilos de composto orgânico para utilização no próprio zoológico.
Educação ambiental
Desde 2017 que o Zoológico atua estruturado nos pilares de conservação, pesquisa, educação e lazer. A educação ambiental também voltou a fazer parte da rotina do parque: em dois meses, foram oito visitas técnicas, duas de escolas e uma de instituição.
Visitações:
– Endereço: Parque do Sabiá – Rua Haia, s/n, Tibery
– Horário: terça a domingo – 8h às 16h com permanência até às 17h
– Entrada: gratuita
– Telefone: (34) 3232-7223
Visitas Monitoradas:
Núcleo de Educação Ambiental
Agendamento: (34) 3227-1330