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Procon Móvel realiza mais de 300 atendimentos em Uberlândia no ano de 2021

Veículo tipo van recebeu a população de segunda à sexta-feira em locais diversos
11 de janeiro de 2022
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O Procon Móvel, programa da Prefeitura de Uberlândia, realizou 329 atendimentos durante o primeiro mês de atuação em 2021. O programa, lançado em novembro pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), iniciou os atendimentos pelo Center Shopping, passando pelo Uberlândia Shopping, Pratic Shopping e praça Tubal Vilela, onde a van ficou estacionada por duas semanas. Em 22 dias úteis, o serviço esteve à disposição da população para auxiliar em relação aos direitos do consumidor.

Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, o primeiro mês de atividades serviu para  verificar como seria a demanda da população com o novo serviço e quais os ajustes necessários. “Ficamos bem satisfeitos com a quantidade de atendimentos presenciais gerados na van, além de centenas de informações repassadas ao contribuinte. A meta inicial era realizar, em seis meses, cerca de mil atendimentos. Já podemos ver que iremos ultrapassar os objetivos”. A expectativa é que em 2022 o serviço se torne referência descentralizada em atendimentos.

Estrutura

A van do novo Procon Móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. O programa possibilita que o órgão municipal de proteção ao consumidor fique cada vez mais próximo do consumidor. O Procon de Uberlândia é o 2o de Minas Gerais a implementar esse tipo de iniciativa.

Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Na base móvel, que funciona de segunda a sexta-feira, o consumidor pode obter informações sobre os direitos do consumidor, registrar reclamações e denúncias. O programa contempla, ainda, fiscalização ostensiva setorial com orientação a fornecedores e consumidores, ações de educação ambiental relacionadas ao consumo, atividades porta a porta para distribuição de cartilhas educativas e capacitação profissional com comerciantes.

Bairros

O trabalho do Procon Móvel permite que o órgão esteja presente em diversos lugares de Uberlândia, principalmente nos mais distantes do Centro, como centros comerciais de bairros, terminais de ônibus, distritos e nas principais praças. O programa contempla trabalhar junto com outros projetos sociais da Prefeitura, integrando uma rede de assistência completa à comunidade. ”Estamos levando à população acesso à justiça, fomentando o consumo consciente responsável, assim como a promoção da educação financeira”.

Atendimento 

Para registro de reclamações ou informações, o consumidor tem à disposição alguns canais de atendimento, como: faleprocon.mg.gov.brconsumidor.gov.br, o e-mail (procon@uberlandia.mg.gov.br),o Zap da Prefeitura (34-99774-0616) e o Disque Procon 151. O atendimento presencial fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery.

Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
  • Procon Móvel
    • O serviço é gratuito e não é necessário fazer agendamento
    • O consumidor pode tirar dúvidas ou registrar reclamações
    • Para abrir um procedimento, é necessário levar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.

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