Notícias

Prefeitura de Uberlândia concorre ao prêmio de boas práticas em Belo Horizonte

Membros da Secretaria Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social representam município na 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
1 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 Reconhecida pelas boas práticas em saúde e assistência ao idoso, Uberlândia está entre os 27 finalistas da 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que acontece entre os dias 1º e 2 de junho, em Belo Horizonte. O prêmio, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), tem a finalidade de incentivar as prefeituras a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

A premiação faz parte do 37º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM). Nos dois dias do evento, os finalistas terão um espaço para expor as boas práticas que concorreram ao Prêmio, como forma de incentivar e dar exemplo para outras administrações. Uberlândia está concorrendo nas categorias Assistência Social e Saúde, com os respectivos projetos: “Condomínio do Idoso” e “Cuidando de pessoas com Diabetes Mellitus no município de Uberlândia”.

“Sabemos que a Saúde e o cuidado com o idoso são temas que envolvem grandes desafios para nós, gestores. São assuntos que não podem esperar e, por isso, trabalhamos constantemente para oferecer o melhor atendimento e assistência. Se destacar entre os municípios de Minas Gerais, participando de uma premiação tão importante, mostra que estamos conseguindo proporcionar um bom serviço à comunidade”, pontuou o prefeito Odelmo Leão.

O anúncio dos nove vencedores será feito no dia 1º de junho, às 18h, e o município está sendo representando pelo assessor jurídico de Gestão Estratégica, Jhonatan Cândido Felix, pela coordenadora da Atenção Primária da Organização Social Missão Sal da Terra, Melyne Serralha Rocha, a enfermeira de apoio à Atenção Primária, Poliana Castro Bonati,  a médica Ana Paula Fortes, a coordenadora do Centro de Convivência, Andressa dos Santos Coelho, e as assessoras de Proteção Social Básica, Josefina Maria dos Reis, e de Desenvolvimento Social de Trabalho e Habitação, Kátia Guimarães.  

Projetos finalistas

Uberlândia está concorrendo nas categorias Assistência Social e Saúde, com os respectivos projetos: “Condomínio do Idoso” e “Cuidando de pessoas com Diabetes Mellitus no município de Uberlândia”.

Referência para o Prêmio, o primeiro Condomínio do Idoso foi criado em 2008 e tem por objetivo oferecer moradia, segurança e qualidade de vida para idosos com mais de 60 anos. Localizado no bairro Guarani, é um projeto pioneiro no estado de Minas Gerais e possui capacidade de alocar 48 idosos em 24 chalés. Os espaços são formados por quarto, banheiro, cozinha e sala conjugadas, adaptados às normas técnicas de acessibilidade. No Condomínio, os moradores não pagam água, energia elétrica e aluguel, uma vez que o projeto é voltado para dar uma maior qualidade de vida para idosos de baixa renda. 

Para ampliar a capacidade de atendimento à esta população, está em fase final de construção a segunda unidade do Condomínio do Idoso. A unidade, localizada no bairro Laranjeiras, contará, em sua fase inicial, com 16 habitações de interesse social, de forma que em cada residência possa residir uma pessoa ou um casal. A intenção é que, após essa etapa, o projeto seja ampliado com a construção de mais 20 chalés, beneficiando outras 40 famílias.

Prefeitura de Uberlândia concorre ao prêmio de boas práticas em Belo Horizonte 1
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

O projeto da Saúde é direcionado aos pacientes com Diabetes Mellitus. Trata-se de um trabalho de acompanhamento que oferece atenção integral e multidisciplinar aos pacientes com diabetes.  Por meio dos exames rotineiros de hemoglobina glicada, o paciente recebe a elaboração multidisciplinar de um cuidado específico. Com isso, é possível verificar se o tratamento está sendo eficaz.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também