Notícias

Prefeitura entrega primeira etapa do sistema de videomonitoramento da zona rural

Projeto vai ampliar segurança na área rural auxiliando na identificação de pessoas e leitura de placas de veículos
27 de setembro de 2022

Empenhada em garantir mais segurança ao município, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, entregou, nesta terça-feira (27), a primeira etapa do sistema de videomonitoramento da zona rural. O projeto, viabilizado pela parceria entre Prefeitura e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com apoio do Sindicato Rural de Uberlândia, busca ampliar os cuidados com a população a partir da implantação de 84 câmeras em pontos estratégicos.

“A instalação das câmeras de videomonitoramento faz parte do convênio que temos com a Polícia Militar que visa ajudar as forças de segurança na elucidação de possíveis delitos que possam ocorrer no meio rural. Portanto, primamos sempre pela segurança de todos e seguiremos trabalhando para ampliar as condições de bem-estar do nosso povo”, definiu o prefeito Odelmo Leão.

Prefeitura entrega primeira etapa do sistema de videomonitoramento da zona rural 1

O novo sistema de videomonitoramento da zona rural abrange distritos, comunidades e estradas vicinais do município. Os equipamentos são específicos para leitura de placas de veículos, captação e processamento de imagens de alta qualidade em locais que necessitam de riqueza de detalhes em grandes distâncias.

Conforme ordem de serviço assinada pelo prefeito Odelmo Leão, no fim de maio deste ano, 43 câmeras de alta resolução auxiliarão na análise de dados, 39 equipamentos farão leituras de placas e outras duas, do tipo “olho vivo”, serão utilizadas para monitorar ativamente o que acontece na zona rural. A empresa licitada responsável pela instalação das câmeras foi a Método System.

Prefeitura entrega primeira etapa do sistema de videomonitoramento da zona rural 2
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Estrutura de ponta

As imagens captadas pelas câmeras que integram o sistema de videomonitoramento da zona rural ficam arquivadas em uma central própria da Prefeitura e podem ser visualizadas em tempo real. A central fica à disposição das forças de segurança. Paralelamente, imagens das placas de veículos captadas são enviadas em tempo real à Polícia Militar de Minas Gerais. O órgão, por meio de sistema próprio e de uso exclusivo, realiza as devidas verificações cruzando as informações com sua base de dados.

Para as próximas etapas de implantação das câmeras, estão previstas instalações em outros 40 pontos estratégicos ainda não contemplados ao longo da extensão rural do município. Quando iniciadas, as colocações seguirão sendo feitas Método System, em atendimento ao contrato firmado com a Prefeitura.

“O fortalecimento do Patrulhamento Rural ganha um reforço com essa iniciativa anunciada pela Prefeitura de Uberlândia. Buscamos sempre a melhoria da segurança do homem do campo, e isso representa um grande avanço nesse sentido. É um projeto extremamente importante que vai somar muito com o trabalho da Polícia Militar em Uberlândia”, contou o comandante da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM), coronel Fernando Reis.

Prefeitura entrega primeira etapa do sistema de videomonitoramento da zona rural 3
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Mais segurança

A expansão do sistema de videomonitoramento para a zona rural é uma nova proposta de ação da Prefeitura para garantir ainda mais segurança e qualidade de vida para as pessoas. O sistema, que já funciona na área urbana de Uberlândia, contribuindo com a redução da criminalidade, passará a fazer parte do cotidiano de quem reside, produz ou mesmo visita a zona rural do município.

Outra ação da Prefeitura de Uberlândia em prol da segurança rural foi a adoção do Cartão do Produtor Rural, que possibilita melhor localização das propriedades. Nele, estão dados como as coordenadas geográficas e código de cada propriedade, o que permite um atendimento mais ágil em casos de registros de ocorrências.

Veja Também