Notícias

Prefeitura realiza obras de melhorias em mobilidade urbana, escolas, unidades de saúde e entidades assistenciais

Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Obras ampliou os investimentos em modernização dos equipamentos públicos de Uberlândia
29 de dezembro de 2022
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, desempenhou trabalhos relevantes à população ao longo de 2021 e 2022. Áreas como a de educação, saúde, trânsito e agronegócio, por exemplo, estão entre as beneficiadas com a realização de construções, reformas, ampliações e manutenções. Nestes dois anos, foram construídos e inaugurados espaços como Elevado Aldorando Dias de Souza, ponte da avenida dos Mognos e viaduto da avenida dos Municípios que contribuíram e seguem favorecendo para o desenvolvimento social e econômico do município.

No dia 10 de abril de 2021, foi inaugurado o Elevado Aldorando Dias de Souza, sobre o rio Uberabinha. O equipamento, viabilizado pelo programa Uberlândia Integrada II, conta com 200 metros de extensão e duas faixas de rolamento. A estrutura da ponte permite a ligação da avenida Rondon Pacheco com a rua Coronel Tobias Junqueira, no bairro Tubalina.

Mais uma importante obra realizada, recentemente, pela gestão municipal refere-se à construção da ponte Ayrton Teodoro, com 63,38 metros de comprimento, que liga a avenida dos Mognos à rua Bernardo Cupertino, entre os bairros Jaraguá e Daniel Fonseca, respectivamente. Junto à obra, também foram entregues à população, no dia 1° de abril deste ano, o alteamento do Túnel Maria Rico e a ampliação da drenagem pluvial da avenida Getúlio Vargas.

Já em 22 de setembro deste ano, mais um investimento em mobilidade urbana pela Prefeitura. Desta vez, ocorreu a entrega da obra do viaduto da avenida dos Municípios. Batizado com o nome do empresário uberlandense Alfredo Júlio Rezende, a obra foi feita entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no Patrimônio, passando sobre a Rondon Pacheco. O viaduto conta com 14,2 metros de largura, 215 m de comprimento e 5m de altura livre (entre os vãos principais sobre a Rondon). A estrutura da pista é dotada de quatro faixas de rolamento para veículos, sendo duas em cada sentido.

Mais obras

O trabalho da Secretaria Municipal de Obras também executa outras ações determinantes, como: cerca de 130 mil buracos de ruas e avenidas tapados pela Operação Tapa-buracos; mais de 5.905,25 metrosde canaletas, sarjetas e meios-fios construídos e reparados; 218,5m² de calçadas restauradas; 225.203m2 de vias urbanas, que estavam sem pavimentação, recuperadas.

Entre as atividades ainda em desenvolvimento pela pasta estão também a reforma do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiroque ganhou pintura e melhorias na cobertura do átrio e das capelas, além de ampliação. Em breve, o local receberá, ainda, novos ambientes como sala obstetrícia e ambulatório. E a construção do viaduto da avenida Nicomedes Alves dos Santos, que tem mais de 90% de conclusão e que vai beneficiar a população do setor sul da cidade. Assim que finalizado, o equipamento será o maior em extensão de Uberlândia, com mais de 340 metros.

Confira algumas das demais ações da Secretaria no biênio 2021/22:

·         Reforma de mais de 35 escolas municipais;

·         Reforma e ampliação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Planalto;

·         Construção do Naica, do bairro Jardim Canaã;

·         Construção do Centro de Referência Profissionalizante do Luizote;

·         Reforma do Museu Municipal;

·         Reforma do Cemepe;

·         Reforma do prédio para implantação do Centro Municipal de Especialidades Odontológicas;

·         Implantação de redes coletoras de águas pluviais na avenida Getúlio Vargas e entornos;

·         Construção da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Marta Helena;

·         Reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);

·         Construção do viaduto Conrado Brito (transposição da linha férrea), no Custódio Pereira;

·         Ampliação e reforma da Biblioteca SESI Roosevelt;

·         Construção da UBSF do Shopping Park;

·         Reforma e ampliação da Cozinha Comunitária do Lagoinha;

·         Construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental, em tempo integral, Espaço Educativo;

·         Construção UBSF do Jardim das Hortências;

·         Reforma parcial da Estação Sobradinho;

·         Reforma e ampliação da UBSF do distrito de Tapuirama;

·         Construção da UBSF do Glória;

·         Início da instalação da rede de água potável do bairro Élisson Prieto (Glória).

Veja Também