O médico Adenilson Lima e Silva tomou posse como novo secretário municipal de Saúde de Uberlândia, na tarde desta segunda-feira (8), em solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal. A nomeação do novo responsável pela pasta pelo prefeito Odelmo Leão também foi concretizada hoje, na edição 6768 do Diário Oficial do Município (DOM). A cerimônia de posse de Adenilson contou, ainda, com a presença do ex-secretário da pasta, Gladstone Rodrigues, e de outras autoridades, lideranças e representantes da sociedade civil.
“A escolha ocorreu pela capacidade técnica e pela experiência que o Adenilson tem. Temos que avançar. Temos trabalhado de maneira responsável para otimizar o atendimento na área da saúde”, destacou o prefeito.
Adenilson assume a Secretaria Municipal de Saúde com a missão de continuar promovendo e ampliando acesso e qualidade no atendimento à população de Uberlândia. Em 2023, por exemplo, dentre os destaques atingidos pela pasta, estiveram o melhor resultado em atenção primária de Minas Gerais, o Certificado de Eliminação de Transmissão Vertical do HIV e o prêmio CriAção SUS 2023.
“Inicialmente, trabalharemos em cima das listas de espera, com prioridade para aqueles pacientes que estão na classificação vermelha. Iniciamos um plano piloto com as cirurgias de útero, exames de tomografia, de colonoscopia e endoscopia. Esses são os primeiros passos com relação à gestão das filas de espera. Facilitar o acesso a um atendimento mais rápido, os exames e cirurgias. Buscaremos trabalhar em conjunto com nossos parceiros para ampliarmos a atenção aos pacientes que hoje aguardam por um atendimento prioritário. A população de Uberlândia precisa de atenção, de várias ações que possam melhorar o atendimento prestado. Trabalharemos com esses objetivos. Recebi uma missão importante”, contou Adenilson.
Entre os trabalhos já autorizados pela Secretaria neste início de ano, destaque para a instalação de um aparelho de tomografia no Hospital Santa Catarina e para a entrega da clínica voltada para gestantes, prevista para o mês de fevereiro, que está sendo finalizada no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.
Experiência
Entre diversas atividades já exercidas, Adenilson Lima e Silva foi secretário adjunto de Saúde de Uberlândia entre os anos de 2006 e 2012 e secretário de Saúde de Catalão no biênio 2013 e 2014, tendo experiência na área de Medicina, com ênfase em atendimento na rede pública, nas áreas de Clínica Médica e Cardiologia. No Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU) já atuou como chefe do Pronto-Socorro, médico plantonista da Sala de Emergências, preceptor do Internato e Residência Médica de Cardiologia e do Pronto Socorro de Clínica Médica e diretor técnico e de serviços administrativos, além de assessor especial da Reitoria.
Adenilson Lima e Silva é graduado em Medicina e pós-graduado em Medicina Interna e Cardiologia, ambas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo ainda Especialista em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, e Mestre na área de Gestão em Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas.
Saúde à população
Desde o início da gestão do prefeito Odelmo Leão, há seis anos, o setor de Saúde sempre esteve dentre as prioridades da administração pública. A iniciativa para garantir acesso e a padronização dos serviços à população começou com o projeto Qualifica SaUDI, a fim de fortalecer a Atenção Primária, que é a porta de entrada para os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o trabalho rendeu à gestão diversas condecorações.
Recentemente, a gestão foi reconhecida nacionalmente e homenageada durante a 2ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, realizada em Brasília por diversas instituições, entre as quais estão o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O município também teve o melhor resultado em atenção primária de Minas Gerais ao estar à frente nacionalmente no programa Previne Brasil. A cidade foi a única de Minas a estar entre as dez primeiras do país com mais de 500 mil habitantes classificadas com bom desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS). Resultado que colocou o município à frente de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e de outras cidades do mesmo porte, como Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP).
Ainda dentro do trabalho desenvolvido pela gestão municipal, por meio da equipe da Secretaria de Saúde, Uberlândia também teve outra grande conquista. O Ministério da Saúde concedeu ao município o “Certificado de Eliminação de Transmissão Vertical do HIV”. A transmissão vertical ocorre quando a mãe não é diagnosticada ou tratada adequada e oportunamente. Para conceder o certificado, a Comissão Nacional de Validação (CNV), criada pelo Ministério da Saúde, avaliou vários critérios de impacto dos últimos dois anos, principalmente os relacionados à quantidade de gestantes soropositivas e o acompanhamento desde o pré-natal ao parto, além do acompanhamento do bebê nos primeiros anos de vida.
De 2020 a 2021, a cobertura de gestantes com quatro ou mais pré-natais passou de 98% para 99%. Também nesses dois anos, 100% das gestantes realizaram pelo menos um teste para HIV durante o pré-natal e houve acompanhamento de todas aquelas diagnosticadas com vírus em uso de terapia antirretroviral (Tarv). Todo o trabalho trouxe a Uberlândia o certificado.
Hospital Municipal
Além do reconhecimento nas ações de cuidados e prevenção, a atenção hospitalar também teve destaque. O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro recebeu a premiação “Latin American Quality Awards 2023” pela excelência em gestão e comprometimento com a população na prestação de serviços em saúde e desenvolvimento sustentável. A premiação é o reconhecimento máximo da Latin American Quality Institute (LAQI) devido à excelente gestão de negócios, comprometido com a metodologia LAEM (Latin American Excellence Model) e desenvolvimento abrangente pensando em 2030. A premiação ocorreu no Peru durante o Quality Festival 2023, que é o maior encontro latino-americano da área de Responsabilidade Total alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Agenda 2030. O evento reuniu mais de 500 líderes empresariais.
Também no ano passado, o Hospital Municipal venceu o prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de atendimento pelo SUS. Único representante de hospitais públicos de Minas Gerais, o HMMDOLC recebeu o Prêmio CriAção SUS 2023 na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS”, com o projeto “Linha de Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur”. A unidade estava entre os 15 finalistas do Prêmio CriAção SUS 2023, sendo que na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS” disputava com outros dois finalistas, sendo um de Goiânia (GO) e o outro de Fortaleza (CE). Ao todo, foram inscritos cerca de 400 trabalhos.