Notícias

Ranking internacional aponta Uberlândia como 11º melhor ecossistema de inovação do Brasil

Centro de pesquisa israelense StartupBlink também elencou a segunda maior cidade de Minas Gerais na 21ª posição em toda a América do Sul
3 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uberlândia foi destaque no ranking da StartupBlink, instituição, com sede em Israel, que avalia os melhores ecossistemas de inovação para startups no mundo. Em comparação ao levantamento feito em 2021, o município subiu três posições e assumiu o 11º lugar entre as cidades mais indicadas para a instalação e funcionamento de startups no país.

“É um indicativo de que estamos no caminho certo com nossas políticas públicas, bem como do profissionalismo dos empresários que compõe o ecossistema de nossa cidade”, afirma o prefeito Odelmo Leão.

Na classificação final entre as cidades brasileiras avaliadas, Uberlândia está à frente, por exemplo, de cinco capitais de estados: Belém (PA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Vitória (ES). O município ainda conquistou posições no ranking entre as cidades mais bem avaliadas da América do Sul. Agora, a segunda maior cidade do Estado saiu da 25ª posição no ano passado e subiu para a 21ª colocação atualmente.

“Temos voltado atenção e esforços para ampliar o relacionamento entre as startups dentro do nosso ecossistema de inovação. Essa rede de apoio possibilita o desenvolvimento crescente de todos os envolvidos nesse processo e auxilia o Município a criar diretrizes e políticas públicas na área. Buscamos criar um ambiente favorável para que a tecnologia prevaleça em prol, sobretudo, dos desenvolvedores”, informou a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Entre todas as localidades que possuem um ecossistema de inovação analisadas, São Francisco, nos Estados Unidos, é a primeira em todo o mundo. Já na relação de países, o melhor classificado é os Estados Unidos. O Brasil ocupa a 26º posição, com São Paulo sendo a cidade apontada como maior ecossistema do país.

Com o intuito de estimular o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, a Prefeitura de Uberlândia segue atuante na promoção de conexões e parcerias entre startups locais, visando possibilitar o desenvolvimento das empresas a partir do suprimento de necessidades do mercado de trabalho.

Referência

Em 2021, Uberlândia foi classificada como a cidade mais inteligente do Brasil, por meio de avaliação do ranking nacional de Serviços de Cidades Inteligentes. Foram analisados serviços ofertados à população como, por exemplo, cruzamentos com semáforos inteligentes, prontuários eletrônicos, lâmpadas de LED monitoradas por telegestão, informatização de serviços de saúde e educação, e digitalização dos serviços públicos.

No último mês de dezembro, a cidade conquistou também o título de primeira do país a fornecer conectividade 5G. Na prática, os usuários passaram a contar com navegações até 40 vezes mais rápidas do que a tecnologia anterior permitia, além de ganharem mais qualidade nas conexões.

Em janeiro deste ano, o prefeito Odelmo Leão, juntamente com a até então secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, tornaram o município pioneiro na utilização do metaverso na gestão pública. A primeira reunião de trabalho no ambiente de um órgão público, por meio de equipamentos da Meta/Facebook, foi feita com empresário local para tratar sobre as perspectivas do agronegócio e da tecnologia na cidade e no Brasil.

Ações inovadoras

Entre as ações voltadas à tecnologia e ao ecossistema de inovação, em 2017, durante sua gestão, o prefeito Odelmo Leão assinou a redução do valor da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) no município, de 3% para 2%, em favor de empresas com base tecnológica.

Uberlândia conta, desde agosto de 2021, com o Polo Tecnológico Sul. Com uma área de 152.845 m², o espaço está localizado no bairro Gávea, e conta com 30 lotes destinados às empresas tecnológicas e outros dois que podem abrigar startups.

Já na 9ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022, a Prefeitura de Uberlândia destinou espaço em seu stand para a exposição de 17 startups locais com atividades e serviços ligados ao setor agro. Na ocasião, empreendedores puderam divulgar e fazer negócios com outros expositores e com visitantes da Feira.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também