Uberlândia é a 9ª melhor cidade brasileira para empreendedores. É o que aponta o ranking elaborado pela empresa israelense Wix, proprietária da plataforma de criação de sites e portais, e divulgado na última semana pelo portal Panrotas. O levantamento utilizou dados atualizados até o início de novembro obtidos a partir de diferentes fontes do mercado de inovação e órgãos federais, como existência de espaços de coworking, infraestrutura de internet e investimentos de startups. A cidade está à frente de municípios como São José dos Campos (SP) e de capitais como Recife (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
O estudo constata que, do top 10 do ranking, Uberlândia apresenta condições para que as startups tenham custos operacionais menores do que São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) ao ficar abaixo dos R$ 30 milhões de financiamento médio por unidade, o que aponta para o desempenho socioeconômico e de qualidade de vida local. Para o cálculo, 27 startups foram contabilizadas pelo centro de pesquisa de Israel Startupblink, que em 2022 classificou o segundo maior município de Minas Gerais com o 11º melhor ecossistema de inovação do Brasil e 21º da América do Sul.
Qualidade vida e competitividade que fazem a diferença
Primeira de Minas Gerais e 2ª do Brasil em qualidade de vida, entre municípios de 500 mil a 1 milhão de habitantes, Uberlândia é considerada a 4ª melhor do país para se viver, está entre as 25 mais competitivas nacionalmente e figura no top 10 do recém publicado Ranking de Sustentabilidade dos Municípios 2024. Ainda este ano, conquistou, pela terceira vez, o 1º lugar do país no ranking geral de ‘Cidades com Serviços Inteligentes’ e é a 1ª no ranking “Cidades Amigas do 5G” entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, fortalecendo-se como referência em infraestrutura e legislação favorável ao avanço do setor de inovação.
A cidade também registrou um aumento de consumo superior a 100% durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, neste período de 2017 e 2024, alcançando a 22ª posição nacional, conforme o Índice de Potencial de Consumo do IPC Maps. Além disso, foi listada como a 13ª, entre as melhores do Brasil para se fazer negócios, no último ranking Brasil City Branding.
O reconhecimento nesses e em dezenas de outros rankings nos últimos oito anos destaca a excelência das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia para promover desenvolvimento econômico, empreendedorismo, gestão de qualidade, inovação, saúde, governança, sustentabilidade e saneamento à população. Paralelamente a investimentos estruturais, como a ampliação da capacidade de oferta de água tratada, modernização da iluminação pública e otimização da mobilidade urbana, a gestão municipal tem estimulado o empreendedorismo e a inovação por meio de iniciativas como a criação do Polo Tecnológico Sul, voltado a empresas de base tecnológica, e do 1º espaço público de coworking da cidade, o UDI Lab, no Parque do Sabiá com foco no apoio a microempreendedores individuais e startups.