Notícias

Prefeitura atua em diversas frentes para apoiar o empreendedorismo

Conheça os principais programas, pesquisas e serviços em execução; entre as iniciativas estão ações específicas de suporte à mulher empreendedora
21 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

A Prefeitura de Uberlândia desenvolve diversas políticas de estímulo ao empreendedorismo. Além do investimento na infraestrutura da cidade – que se apresenta como atrativo ao impactar em mobilidade, saneamento básico, educação e saúde de qualidade -, há ainda ações diretas que facilitam o dia a dia de quem busca ter o próprio negócio, sem distinção de porte.

Figurando entre os 30 municípios mais empreendedores do Brasil, Uberlândia foi a segunda cidade com maior número de empresas abertas em Minas Gerais em 2021. Mesmo diante de enormes desafios e a pandemia, o registro de empreendimentos uberlandenses aumentou 21,5% no comparativo com os dois anos anteriores. Paralelamente, o município ficou na 3ª posição entre as cidades do interior do país que mais geraram postos de trabalho no último ano. É o melhor resultado local desde 2010, passando a marca de mais de 14 mil empregos.

Prefeitura atua em diversas frentes para apoiar o empreendedorismo 1
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Programas setoriais

Seja na zona rural ou urbana, a Prefeitura de Uberlândia está presente para apoiar quem busca crescer junto à cidade. Por isso trabalha por leis e serviços mais eficientes e também procura implementar programas que realmente auxiliem esse público.

É o caso, por exemplo, dos programas Novo Agro e Inova Uberlândia– ambos criados entre 2017 e 2018. O primeiro é focado em acompanhamento técnico, capacitação e visibilidade dos produtos de pequenas e médias propriedades rurais. Já o segundo se volta para o fortalecimento e competitividade de empresas de base tecnológica, que ainda em tiveram a alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) reduzida para 2%.

Resultam do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, Novo Agro, ações como o registro junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de produtores que estão no pilar Avicultura Caipira e a inclusão dos ovos produzidos na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, a realização da Feira Novo Agro (no Parque do Sabiá), o curso de Agente de Turismo Rural (em parceria com o Senar), treinamentos de boas práticas de cultivo e manipulação de alimentos e o estímulo ao uso de remineralizadores de solo (como o pó de basalto), entre outros.

Pelo Inova Uberlândia, a gestão municipal criou o Polo Tecnológico Sul. Trata-se do primeiro loteamento empresarial público da cidade, com infraestrutura completa para a construção de imóveis voltados para empresas de base tecnológica. O setor poderá participar em breve da segunda etapa de licitações dos lotes.

Outro programa importante de estímulo ao empreendedorismo é o de Fomento ao Setor Cervejeiro. A medida possibilitou a regulamentação e o fortalecimento das cervejarias artesanais na cidade.

Prefeitura atua em diversas frentes para apoiar o empreendedorismo 2
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Tecnologia, pesquisa e incentivo

A Prefeitura também atua em outras frentes para apoiar o empreendedor. Como facilitadora do acesso aos serviços públicos, a administração municipal atende virtualmente quase 100% de todos tipos de solicitações recebidas.

Para construção e autorização de empreendimentos, existem o Alvará num CliqueRestrição Urbanística Online e Projeto Hidrossanitário num Clique. Há ainda o Alvará Sanitário Online (exclusivo para empreendimentos de baixo risco) e o Protocolo Online (por onde são solicitados o alvará sanitário de alto risco e o projeto arquitetônico).

Quem busca abrir uma empresa tem o caminho facilitado por meio do sistema Integrador Municipal, que interliga a base de informações de Município, Estado e Receita Federal. Já o empreendedor interessado em participar das compras públicas pode se informar sobre os editais abertos no portal Fornece Fácil.

Prefeitura atua em diversas frentes para apoiar o empreendedorismo 3
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Na busca por mão de obra qualificada, o empreendedor também encontra apoio do Município, que, desde agosto de 2020, está à frente do escritório local do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Apenas em 2021, a unidade captou mais de 14 mil vagas e realizou mais de 100 mil atendimentos, entre os quais está o encaminhamento para a capacitação nos centros profissionalizantes municipais. 

Agora, se o MEI ou a startup ainda não tem sede própria para conduzir reuniões de negócios, a Prefeitura disponibiliza as salas do 1º coworking público de Uberlândia, o UDI Lab. A estrutura fica dentro do Parque do Sabiá e conta com 12 estações de trabalho com ar-condicionado, mobiliário completo e ponto de internet.

Prefeitura atua em diversas frentes para apoiar o empreendedorismo 4
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Em paralelo às diversas ações, a Prefeitura de Uberlândia conduz pesquisas e estudos. Nesse campo, está em andamento a “Turnê Seu Negócio”, que está mapeando, em parceria com o Sebrae MG, o perfil de microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas com o objetivo de desenvolver novas políticas públicas.

O Município se tornou também, no final do ano passado, o 1º Polo Agromineral Verde do país. A partir desse marco, a gestão segue com as pesquisas sobre o uso de remineralizadores de solo para ampliar as ações de promoção do segmento.

Prefeitura atua em diversas frentes para apoiar o empreendedorismo 5
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Empreendedorismo feminino

No último ano, a Prefeitura ainda firmou parcerias para iniciativas voltadas especificamente para as mulheres. Sendo assim, ajudou a cadastrar produtoras rurais de assentamentos da cidade junto ao programa federal “Fomento Mulher”, que viabilizou crédito financeiro para projetos produtivos desenvolvidos por elas.

Segue em andamento o programa “Ela Segura”, realizado por meio do Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme), que tem uma plataforma online de capacitação profissional gratuita. No segundo semestre de 2021, mais de 700 uberlandenses participaram da formação e 25 foram selecionadas para receberem o auxílio financeiro pago pelo Irme.

Neste ano, além de se capacitarem pela internet, as interessadas podem se cadastrar para maratonar os cursos em escolas do município.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também