Notícias

Prefeitura amplia melhorias em acessibilidade no trânsito de Uberlândia

Rampas, calçadas e semáforos estão dentro do pacote de investimentos
23 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em continuidade aos trabalhos de melhorias na acessibilidade das vias em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) segue construindo rampas, instalando semáforos e reformando calçadas pela cidade. As ações fazem parte de um investimento assinado pela Prefeitura, que busca atender às necessidades da população. Os trabalhos estão sendo desempenhados pela Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, empresa licitada e responsável pelos serviços.

Nos últimos dias, foram feitas 25 novas rampas de acesso, entre vias e calçadas, no bairro Santa Mônica, outras 21 no Morumbi, oito no Alvorada e mais três no Integração. Ainda foram instalados cinco semáforos, nos bairros TubalinaSão JorgeJardim PatríciaPacaembu e Santa Mônica, e executadas quatro calçadas no Morumbi.

“Serão mais de 1.000 rampas construídas, permitindo um suporte para quem tem limitações de locomoção. Estamos instalando novos semáforos em locais onde o fluxo de veículos aponta esta necessidade. Todas essas melhorias são investimentos que destinamos ao trânsito de Uberlândia, seja de pedestres ou de condutores”, destacou Divonei Gonçalves, secretário de Trânsito e Transportes.

Prefeitura amplia melhorias em acessibilidade no trânsito de Uberlândia 1
Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Dentro da programação da Settran, as obras não param. Todo o município será atendido de acordo com as demandas apresentadas. Em relação aos semáforos, por exemplo, três novos pontos serão contemplados até o fim do primeiro semestre deste ano. Contarão com a sinalização os seguintes cruzamentos: av. José Fonseca e Silva com rua Paulo Luiz Rotelli (no Luizote de Freitas); av. José Fonseca e Silva com av. Rio Mississipi (Mansour); e av. Angelino Favato com av. Petronilha Rodrigues de Queiroz (São Jorge).

Uberlândia é destaque em Acessibilidade

Em 2021, o resultado de um importante estudo sobre acessibilidade realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacou Uberlândia como referência nas políticas públicas de infraestrutura e operação e serviço do sistema de transporte e mobilidade urbana ao se tornar a primeira cidade do Brasil com toda a frota de ônibus do transporte público 100% acessível.

Rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento público exclusivos para idosos e pessoas com deficiência e a modernização da legislação local, voltada para projetos arquitetônicos inclusivos, são outros exemplos citados pelo BID que colocam o município entre os modelos destacados em todo o continente americano. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load