Notícias

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022

Investimentos e projetos inovadores garantiram salto na qualidade do processo de ensino e aprendizagem para cerca de 71 mil estudantes
26 de dezembro de 2022
Cleiton Borges – Secom / PMU

O ano de 2022 ficou marcado pelos diversos investimentos feitos pela Prefeitura de Uberlândia na educação municipal. Graças aos avanços obtidos, aproximadamente 71 mil estudantes foram atendidos com um processo de ensino e aprendizagem de excelente qualidade em 122 escolas e 48 organizações da sociedade civil (OSCs), parceiras da Secretaria Municipal de Educação. Entre todas as ações, destacaram-se iniciativas como o Pacto pela Alfabetização, as oficinas de robótica e as melhorias na merenda escolar.

Pacto pela Alfabetização superou expectativas

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 1
Cleiton Borges – Secom / PMU

O Pacto pela Alfabetização apresentou números positivos e surpreendentes. A iniciativa foi implantada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro deste ano e dinamizou a alfabetização dos estudantes do 1º ano e a recuperação dos alunos dos anos posteriores do ensino fundamental e impactados pela pandemia da Covid-19. As avaliações feitas pela Secretaria de Educação com mais de 20 mil estudantes apontaram que no 1º ano o índice de estudantes com bom nível de alfabetização saltou de 6% para 56%. Os alunos do 2º ano obtiveram um aumento de 14% para 73%. Já a turma do 3º ano obteve um aumento consolidado de 28% para 80%. No 4º e 5º ano a avaliação, feita em conjunto nos dois grupos, revelou que 48% dos alunos conseguiam ler e atualmente o desempenho é de 73%.

Oficinas de Robótica revelaram talentos na área da informática

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 2
Danilo Henriques – Secom / PMU

  Uma novidade que despertou grande interesse dos estudantes municipais foram as oficinas de Robótica Educacional, ministradas por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social da Indústria (Sesi). As oficinas estimularam o aprendizado por programação e robótica e desenvolveram habilidades nos alunos a fim de prepará-los para o mercado de trabalho e para a vida, como solução de problemas, trabalho em equipe, inovação, cooperação, programação, criatividade, empreendedorismo, inteligência emocional e protagonismo, entre outras. O programa contemplou 420 alunos, que participaram de aulas na Escola Sesi Uberlândia, no bairro Presidente Roosevelt.

Merenda escolar teve salto de qualidade

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 3
Divulgação Secom / PMU

Em 2007, o prefeito Odelmo Leão exercia o seu primeiro mandato à frente da Prefeitura e uma de suas principais determinações era de que a merenda escolar fosse aprimorada. O resultado foi que, naquele ano, o Município recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, concedido pela ONG Ação Fome Zero, após concorrer com 751 cidades. Ao retornar à Prefeitura em 2017 para o seu terceiro mandato, Odelmo Leão manteve a sua determinação quanto à merenda e desde então novos alimentos foram acrescentados, como trigo para quibe, chocolate em pó 50%, feijão preto e alimentos para nutrição especial (biscoito sem glúten e sem lactose, adoçante). Neste prazo, foram adquiridas aproximadamente quatro mil toneladas de produtos somente pela agricultura familiar pela Secretaria de Educação. O resultado foi que a quantidade de itens adquiridos deste segmento subiu de 17 para 38. A diversidade de alimentos fornecidos por esta categoria variou entre frutas, verduras, tubérculos, ovos caipira e quitandas.

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 4
Cleiton Borges – Secom / PMU

Outra novidade da merenda escolar em 2022 foi a introdução da carne de peixe pelo projeto piloto Peixe na Rede, que já está em fase de licitação para ser mantido em 2023. A iniciativa foi levada para 10 escolas municipais como opção no cardápio escolar, promovendo diversificação, enriquecimento alimentar e benefícios nutricionais. Com a proposta de despertar os paladares, o filé de tilápia foi servido de várias formas, como molho, assado, empanado ou em escondidinho de mandioca, sempre acompanhado de saladas.

Projeto aprimorou ações voltadas para a educação ambiental

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 5
Valter de Paula – Secom / PMU

Com o objetivo é ampliar a conscientização dos estudantes sobre os cuidados com o meio ambiente, a Prefeitura lançou o programa Educação Ambiental para a rede municipal de ensino. A partir deste ano e graças ao projeto, a Secretaria de Educação sistematizou o processo de ensino e aprendizagem sobre as questões ambientais pelos eixos temáticos “A Água”, “Fauna e flora silvestre e urbanização”, “Mudanças climáticas” e “Resíduos sólidos”. O programa foi desenvolvido em todas as etapas escolares, contemplando educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja).

Mais de 70 mil estudantes foram beneficiados com o kit escolar

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 6
Cleiton Borges – Secom / PMU

Mantendo uma tradição iniciada pelo prefeito Odelmo Leão no ano de 2005, durante o seu primeiro mandato, a Prefeitura entregou em 2022 mais de 70 mil kits escolares para seus alunos. Os kits elaborados pelas equipes da Secretaria de Educação continham materiais escolares e uniformes e cada conjunto foi específico para cada faixa etária, de modo a atender as necessidades específicas dos períodos escolares dos estudantes.

Mais destaques da educação municipal em 2022

 Veja mais algumas ações da Prefeitura voltadas para a educação municipal durante o ano letivo de 2022.

Educação municipal foi marcada por diversas melhorias em 2022 7

 

Veja Também