•  
  •  
  •  

    11 Motivos para investir em Uberlândia


    Localização estratégica

    Região que concentra cerca de 58% do PIB nacional. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Os maiores centros econômicos do Brasil contam com Uberlândia como ponto de ligação. Além disso, num raio de 600 km, existem cerca de 80 milhões de consumidores, que representam 58% do PIB brasileiro.

    Fonte: IBGE 2007

    Infraestrutura logística

    Município de classe mundial. Facilidade para o escoamento da produção e trânsito de pessoas é o que não falta em Uberlândia. A cidade se liga aos principais mercados do País, ao Mercosul e ao mundo através de uma excelente infraestrutura logística que engloba transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário.

    O elevado nível das empresas prestadoras de serviços sediadas na cidade a posicionam como centro gerador de conhecimento, tecnologia e inovação em transporte. E com o programa Plataforma de Valor, Uberlândia, ao construir o seu futuro, firma-se cada vez mais como município de classe mundial e principal referência em competitividade e eficiência logística.

    Economia diversificada

    Uma grande variedade de atividades econômicas se desenvolvem e prosperam em Uberlândia.

    Agronegócios
    Um dos segmentos de maior destaque do município. A área agricultável de Uberlândia corresponde a 280.000ha. A cidade possui uma capacidade de processamento de grãos que ultrapassa 2,2 milhões de toneladas por ano e o cultivo de milho e soja chama bastante atenção na região. O setor de laticínios, que tem capacidade para processar mais de 2 milhões de litros de leite por dia e o abate de aves e suínos, que ultrapassa 80 milhões de animais por ano, também fazem do agronegócio um setor de destaque em Uberlândia, sendo a maior exportadora de leite em pó do Brasil.

    Atacado Distribuidor
    Sede das maiores empresas do setor. Uberlândia hoje é responsável pela distribuição de produtos para todas as regiões do Brasil. Confira alguns dados dos números que retratam as atividades dos cinco principais atacadistas da cidade:
    -Área de armazenagem com aproximadamente 235.000 m²
    -Frota própria superior a 2.600 veículos de carga
    -Mais de 700.000 clientes ativos
    -17.000 empregos entre funcionários e representantes comerciais
    -Sede da maior empresa do segmento na América Latina

    33 empresas com Centros de Distribuição (CDs) com destaque pelos segmentos:
    -Alimentos e bebidas
    -Cosméticos
    -Limpeza
    -Perfumaria e higiene
    -Químico
    -Dentre outros

    Biotecnologia
    Um dos maiores centros de pesquisa do Brasil. Empresas multinacionais que atuam no melhoramento genético de sementes e o Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia do Triângulo Mineiro fazem de Uberlândia um dos maiores centros de pesquisa do setor no País.

    A cidade também se destaca por ter projetos nas áreas de saúde humana e meio ambiente, promovendo a inovação e o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.

    BIOENERGIA
    Ganhando espaço. A Bioenergia vem ganhando cada vez mais força na cidade. Prova disso, as usinas a serem instaladas terão significativa capacidade de produção de álcool e açúcar e grande contribuição para cogeração de energia.

    Contact Center
    Referência no setor. A estrutura de Telemarketing de Contact Centers instalados na cidade é uma referência em todo o País, o que gerou também o seu reconhecimento internacional. Fortes investimentos no segmento geram mais de 9.000 empregos diretos e indiretos em Uberlândia e atende grandes grupos empresariais. A variedade de soluções oferecidas e os profissionais altamente qualificados têm atraído a atenção de um crescente número de empresas estrangeiras, o que faz a cidade se sobressair em serviços de Offshore no setor.

    Moveleiro
    Incentivos para crescer cada vez mais. Com áreas e infraestrutura adequada para receber novas empresas da cadeia produtiva do setor, o Polo Moveleiro de Uberlândia oferece incentivos da Prefeitura para empresas interessadas, entre elas a isenção de tributos municipais até o primeiro semestre de 2013.

    Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC
    Acompanhando as tendências mundiais. Uberlândia conta com um completo e estruturado setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e um cluster de TI, onde as principais empresas da área oferecem produtos inovadores. Pelo seu espírito empreendedor, acompanha as novidades e tendências do mundo. A TV Digital já é uma realidade e há ampla oferta de internet em banda larga.

    Distrito Industrial (DI)
    Completa infraestrutura para as empresas. O Distrito Industrial de Uberlândia tem 9.6 milhões m2 e possui 300 empresas instaladas e mais 40 novas empresas, em variados setores:

    -Alimentício
    -Armazenamento
    -Atacado-distribuidor
    -Bebidas
    -Embalagens
    -Gases industriais
    -Pré-moldados
    -Produtos químicos
    -Produtos de irrigação
    -Produtos metálicos
    -Processamento de grãos
    -Processamento de couros
    -Tabaco
    -Têxtil
    -Transportadoras
    -Dentre outros

    Entre micro, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo grupos multinacionais, o Distrito Industrial de Uberlândia oferece toda a infra-estrutura necessária para instalação de novos empreendimentos, como rede de fibra óptica, suprimento de energia dirigido, serviços de abastecimento e tratamento de água e conexões logísticas inteligentes.

    Distrito Industrial Químico e Energético (dique)
    Área especial para o setor energético. Posicionada estrategicamente fora do grande centro de Uberlândia, há uma área especialmente direcionada para o suprimento energético, compreendendo um terminal de poliduto que transporta combustíveis líquidos derivados do petróleo e o projeto de gasoduto ora em implantação. Empresas renomadas já estão instaladas e em pleno funcionamento no Distrito Industrial Químico e Energético (DIQUE) da cidade.

    Mercado Imobiliário
    Franca expansão. Em um passeio pelos bem estruturados bairros de Uberlândia é fácil encontrar boas ofertas de venda e locação de casas e apartamentos residenciais, além das áreas comerciais posicionadas em locais estratégicos. O crescente número de empreendimentos beneficiando todas as camadas sociais e condomínios horizontais simboliza a prosperidade do setor imobiliário na cidade.

    Comércio
    Ampla oferta e ritmo efervescente. Quem vive em Uberlândia sabe que o comércio local não deixa a desejar. Na cidade estão presentes as principais redes varejistas, franquias nacionais e multinacionais, concessionárias de veículos e outros estabelecimentos dos mais diferentes setores, que fortalecem o comércio nos bairros e shopping centers estrategicamente posicionados. Uberlândia é o 2º mercado consumidor de Minas Gerais. As principais bandeiras do setor supermercadista nacional somadas às redes de varejo alimentar da região já estão aqui instaladas e outras em processo de expansão com a abertura de unidades em Uberlândia, garantindo ao consumidor uma gama enorme de produtos a sua disposição.

    Rede Bancária
    Presença das principais instituições. Com cerca de 100 pontos de atendimento, entre agências e quiosques de caixas eletrônicos, a rede bancária de Uberlândia é composta pelas principais instituições financeiras do mercado.

    Participação dos setores econômicos no PIB de Uberlândia – 2007

    Indústria = 26,05%
    Agropecuária = 2,59%
    Serviços = 71,36%

    Relações Internacionais
    Mútua cooperação. As instituições ligadas às relações de comércios bilaterais entre os países tem demonstrado ser um importante instrumento de fomento aos negócios internacionais.

    A instalação da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Uberlândia), a assinatura da Carta de Intenção para a formalização de cidade-irmã entre Uberlândia e Heze, na China e a abertura para negócios com a embaixada argentina e a Câmara de Comércio e Indústria Ítalo-Brasileira, reafirmam o potencial de Uberlândia como polo de recíproca percepção econômica, educacional, tecnológica, turística e cultural.

    Educação e conhecimento

    Uma cidade que acredita no futuro tem que ter educação como prioridade. É por isso que, em Uberlândia, mais de 53 mil crianças têm acesso à pré-escola e ao ensino fundamental através da rede municipal. Um crescimento de 7.400 vagas desde o ano de 2005 até hoje.

    São 56 escolas de Educação Infantil e 50 de Ensino Fundamental, detentoras de diversos prêmios que autenticam a excelência do ensino desenvolvido na cidade, como o Selo Qualidade em Educação Infantil concedido pelo Instituto Avisa Lá, de São Paulo; o Selo Escola Solidária, entregue pelo Instituto Faça Parte em parceria com o MEC, CONSED, UNDIME, UNESCO e UNICEF, e o prêmio internacional Visual Class, conquistado através de um projeto pedagógico desenvolvido nos laboratórios de informática.

    A Prefeitura desenvolve vários projetos voltados à formação de nossas crianças e adolescentes, como os Projetos Convivência e Educação para a Paz. Parcerias também são constantemente realizadas. Para sanar o problema da defasagem escolar, por exemplo, foi firmada uma associação com o Instituto Ayrton Senna (através do MEC), melhorando assim o problema de indisciplina na escola e diminuindo o índice de evasão entre os adolescentes. Outro cuidado é com a formação continuada, oferecida em todas as áreas pelo CEMEPE, que também é Polo da Universidade Aberta do Brasil e oferece cursos à distância, atendendo aos professores que não possuem curso superior.

    Mais um fato que comprova a alta qualidade dos serviços prestados pelas escolas municipais é a conquista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela ONG Ação Fome Zero. O prêmio é um reconhecimento ao empenho da Prefeitura de Uberlândia em oferecer uma das melhores merendas do Brasil: alimentação equilibrada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada faixa etária dos alunos.

    Além disso, todos os alunos da rede municipal de ensino são beneficiados com o Projeto Digitando o Futuro, que implantou salas de multimídia em 49 escolas de Ensino Fundamental do Município, assim como no Centro de Formação de Professores (CEMEPE) e na Biblioteca Pública Municipal. Professores, servidores públicos municipais e toda sociedade também podem usufruir dos benefícios do projeto. As redes estaduais e particulares da cidade também são reconhecidas por sua qualidade no ensino fundamental e médio.

    Polo Universitário
    Formação superior de qualidade. Uberlândia se tornou um expressivo Centro Educacional e de Conhecimento com uma Universidade Federal e mais de 20 Instituições privadas de Ensino Superior e Especialização, totalizando aproximadamente 40 mil alunos entre graduação, cursos de especialização, mestrado e doutorado.

    Capital Intelectual

    Polo de inteligência. Uma grande quantidade de mestres, doutores e pós-doutores, além de profissionais altamente capacitados em áreas como consultoria, engenharia, biotecnologia, medicina e publicidade, destaca Uberlândia por levar trabalhos de inteligência a todos os cantos do Brasil e do mundo. Setores importantes como Agricultura, Alimentos, Turismo e Diversão, Indústria Química, Logística, Transporte e Armazenagem também são largamente explorados na cidade.

    Para levar o conhecimento das instituições de ensino superior para as práticas produtivas no mercado, instituiu-se em Uberlândia o Fórum de Competitividade. Um de seus principais objetivos é promover interação entre a classe empresarial, representada pela ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia) e as instituições de ensino representantes como ESAMC, Faculdade Católica, Faculdade Politécnica, UFU - Universidade Federal de Uberlândia, Pitágoras, UNITRI, UNIUBE e o poder público com a participação da Prefeitura de Uberlândia.

    Também foi implantado no município o Programa de Incentivo à Inovação – PII em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Sebrae, instituições de ensino e pesquisa e Prefeitura. O PII é uma iniciativa que qualifica tecnologias inovadoras geradas nos laboratórios das universidades, com ênfase em suas aplicações práticas para a sociedade e para o mercado, com o objetivo de converter o conhecimento em desenvolvimento, transformando projetos de pesquisa em inovações tecnológicas.

    Energia

    Grande potencial energético. A ativação das novas hidrelétricas do complexo Amador Aguiar (Capim Branco I e II) em 2006 - que significam 450MW a mais de potência - somadas às demais usinas da CEMIG e outras concessionárias já instaladas no Triângulo Mineiro, transformou a região de Uberlândia em um dos centros de produção de energia hidroelétrica do País, com 20 usinas em um raio de 400 km.

    Qualidade de vida

    A ONU reconhece: faz bem viver em Uberlândia. Uma cidade com infraestrutura e qualidade de vida para sua população.

    Desenvolvimento acelerado, mas sem deixar de oferecer tranquilidade aos seus habitantes. A prova desse equilíbrio é que Uberlândia foi a única cidade das Américas escolhida para representar os países emergentes na exposição “Better City, Better Life”, promovida pela ONU na EXPO 2010 em Shangai, na China. A mostra, que tem como tema “expansão urbana”, enfoca as cidades de médio porte que experimentaram rápido crescimento e souberam enfrentar e vencer desafios, proporcionando melhoria na qualidade de vida de suas populações. Uberlândia está entre as cinco cidades do mundo que foram selecionadas. Também participarão da mostra as cidades de Johor Bahru (Malásia), Tetouan (Marrocos), Hunchun (China) e Onitsha (Nigéria).

    Saúde
    Rede estruturada e excelência no atendimento.
    A atenção à saúde em Uberlândia foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, que concedeu ao município o prêmio Bibi Vogel pela excelência em aleitamento materno e baixo índice de mortalidade infantil. A rede ambulatorial conta com mais de 70 unidades municipais distribuídas nos vários bairros da cidade, inclusive na zona rural, onde se encontram 6 unidades de saúde.

    A Secretaria Municipal de Saúde possui uma extensa rede de unidades de saúde, onde a população é atendida por meio da divisão de áreas de abrangência. Os pontos estão regionalizados em 5 setores sanitários (Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul) e compreendem 42 Equipes de Saúde da Família (UBSF); 8 Unidades Básicas de Saúde convencionais (UBS) e 8 Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

    A rede hospitalar é composta pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e por uma ampla e eficiente rede privada, que faz uso de recursos modernos, contando inclusive com a telemedicina (tratamento de pacientes à distância).

    Além disso, temos o moderno Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, inaugurado no dia 15 de novembro de 2010, é o melhor hospital público de Minas Gerais, o primeiro hospital ecologicamente correto do Brasil. Com um investimento da ordem de 75 milhões de reais feito em parceria com o Governo Estadual, o Hospital aplica conceitos inteligentes, permitindo assim menor custo de manutenção. O projeto é um dos mais avançados do país e contempla o que há de melhor em desenvolvimento sustentável.

    A Natureza
    Ar puro e beleza natural. Rodeada de grandes lagos e belíssimas cachoeiras, a cidade se destaca por uma natureza exuberante, com espécies típicas da fauna e flora do Cerrado, bioma brasileiro. O município também possui parques ecológicos que abrigam centenas de espécies de animais e plantas exóticas. Toda essa variedade propicia investimentos e movimenta o trading turístico e de negócios da região, como a pesca esportiva, esportes náuticos, projetos e construções de estâncias de veraneio, equipamentos, entre outros.

    Preocupada em preservar o rio Uberabinha, principal manancial da cidade, a Prefeitura também está construindo parques lineares visando à revitalização de matas ciliares. O primeiro trecho foi concluído: é o Parque Rio Uberabinha, que ocupa uma área de mais de 100.000 m2 e oferece várias opções de lazer, cultura, arte e esporte para os frequentadores.

    O complexo Parque do Sabiá é o principal da cidade e possui uma área de 1.850.000 m², com amplo bosque, 8 lagos, praia artificial, zoológico com dezenas de espécies, tanques de piscicultura, pista de cooper, piscinas de água corrente, vários campos de futebol, cinco quadras poliesportivas, campo society e um completo parque infantil, com mais de 100 brinquedos.

    Saneamento
    100% de água potável e esgoto tratado. 2,3 mil litros de água tratados por segundo, oferta de 100% de água potável e de esgoto tratado pra toda a cidade.

    Graças ao avanço nos serviços de tratamento de esgoto realizado pelo município através do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Uberlândia atingiu o 2º. lugar no ranking de saneamento elaborado pelo Instituto Trata Brasil entre as 79 maiores cidades do país. Em 2007, a Prefeitura também recebeu Destaque de Prata no critério melhor performance no tratamento de esgoto, concedido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.

    Gestão ambiental
    Referência no setor. A Prefeitura recebeu o Destaque de Ouro na performance aterro sanitário, além do Diploma ICMS Ecológico, concedidos pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, em reconhecimento pela melhoria da qualidade de vida da população do Estado.

    Entretenimento
    Para todos os gostos. Em toda a cidade existem dezenas de restaurantes, bares, casas de shows e entretenimento para satisfazer todos os gostos e estilos. Esta variedade aliada ao bom atendimento torna Uberlândia uma grande opção de diversão e lazer.

    Esporte e Lazer
    Excelente infraestrutura e opções para toda a família. São 15 clubes com excelente infraestrutura e opções de diversão para toda a família, sendo que um deles está entre os melhores do Brasil. Há também o Complexo Sabiá, um dos mais conhecidos e frequentados pelos moradores da cidade, que compreende um grande parque, um estádio de futebol e uma arena multiuso. O Estádio Parque do Sabiá é o 4° maior estádio do Brasil em capacidade de público e foi inaugurado pela Seleção Brasileira de Futebol. A arena também recebeu a Seleção Brasileira de Futsal e a superliga de futsal.

    São 22 Núcleos de Esportes, distribuídos estrategicamente na cidade, onde se praticam diversas modalidades esportivas. É através de projetos como Craques do Futuro e Viva Vôlei, que Uberlândia investe na formação de atletas de base, beneficiando mais de 8.700 jovens e adolescentes que treinam e disputam campeonatos.

    O UTC - Uberlândia Tênis Clube é o centro de excelência municipal do esporte. Ali são formados os principais atletas do voleibol, do basquete, da natação e do futsal através da iniciação esportiva da Prefeitura.

    Cultura
    Múltiplas expressões artísticas. Uberlândia é uma cidade de coração jovem, que se manifesta pelos conteúdos e contornos de um processo de “hibridização”, movimento cultural capaz de reconhecer e validar a tradição como também de absorver de forma inquietante o novo, o contemporâneo e a vanguarda.

    Do seu passado arquitetônico e histórico, estão restaurados e revitalizados os prédios do Museu Municipal, da Oficina Cultural, do Mercado Municipal, da Casa da Cultura, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Coreto, a Igreja Espírito Santo do Cerrado (da arquiteta Lina Bo Bardi) que abrigam as mais diversas frentes de trabalho relacionadas ao fomento, à difusão da produção artística e à preservação da memória local. A cidade está dotada também de um Arquivo Público, guardião dos documentos do poder executivo, legislativo e de acervos privados de interesse público, além de outras instituições de memória.

    Outros espaços como o Teatro Rondon Pacheco, o Conservatório Estadual de Música, o Teatro Municipal (projeto de Oscar Niemeyer em construção), as praças, as escolas se tornam sede das mais diversas expressões artísticas.

    Manifestações culturais
    Caldeirão de ritmos e estilos. O processo cultural da cidade se manifesta pela dança, pela música sertaneja, pelo rock, pelos intérpretes ilustres, pela música erudita, pela música experimental, pelo hip hop, pelo teatro, pela produção audiovisual, pela literatura, pelas artes visuais, pelo artesanato, pelos equipamentos culturais e naturais e pelas tradições e manifestações populares, como o congado, as folias de reis, a tecelagem manual, o doce caseiro, o pão de queijo, o licor caseiro e os bordados.

    Acessibilidade
    Respeito e dignidade com as pessoas. Realizações por toda a cidade evidenciam o cuidado com a inclusão de pessoas com deficiência em Uberlândia. Bons exemplos são os terminais de transporte coletivo; o corredor estrutural da avenida João Naves de Ávila; a frota de ônibus (100% acessíveis em toda a cidade) e o transporte acessível porta-a-porta. Programas de qualificação e de inserção profissional dignificam e possibilitam o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho.

    E a educação inclusiva, mantida pela Secretaria Municipal de Educação, é referência nacional. Uberlândia possui também estrutura adequada para o esporte paraolímpico e já sediou eventos internacionais neste segmento esportivo, com destaque para as equipes locais. São iniciativas e investimentos contínuos que visam elevar a autoestima das pessoas com deficiência, fazendo com que elas superem as dificuldades impostas pela limitação.

    Transporte Urbano
    O melhor transporte público do país. Todos os dias, os moradores de Uberlândia podem contar com praticidade, economia e fluidez para transitar de um bairro a outro utilizando o transporte público. A frota é totalmente formada por ônibus novos e menos poluentes (média menor que 1 ano de uso). Todos os ônibus (100%) possuem elevadores para portadores de deficiência e são monitorados on line por GPS (qualquer cidadão pode acompanhar pela internet o ponto onde o veículo está e o deslocamento de toda a frota). Os usuários ainda se beneficiam do Sistema Integrado de Transporte (SIT), que possibilita seu deslocamento para qualquer ponto da cidade com o pagamento de uma única tarifa.

    Investimentos em pesquisas de tráfego e no estudo de alternativas de circulação de veículos resultaram em uma solução de transporte urbano que é modelo em todo o Brasil e até no exterior, publicado em citações no livro 1000 X Architecture of the Americas (Canadá) e na revista Summa+ que retrata a arquitetura urbana nos EUA, México, Chile e Argentina.

    O Corredor Estrutural da Avenida João Naves de Ávila traz mais conforto e agilidade. São 7,5 km com uma faixa exclusiva para tráfego de ônibus, que trouxe mais segurança e um aumento de cerca de 35% na velocidade operacional. Todas as estações do corredor funcionam com portas automáticas, catraca eletrônica, piso especial - podotátil, sinalização visual e sonora e rampas de acesso. O corredor tem também na sua operação veículos de piso baixo (tecnologia de veículos acessíveis).

    A Associação Brasileira de Municípios (ABM) em 2009 reconheceu Uberlândia como o Melhor Transporte Público do Brasil. A Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados também apontou a cidade, ao lado de Bogotá (Colômbia) e Curitiba, como um dos três melhores transportes públicos da América do Sul.

    Desenvolvimento Social
    Mais de 70 mil pessoas atendidas por mês. Uberlândia incorporou notáveis avanços nos últimos anos. Através do Programa BemSocial, a Prefeitura integrou todos os projetos e ações sociais existentes no município, sendo uma das pioneiras nesta regulamentação através de lei.

    Crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos e 11 meses, são atendidos em caráter preventivo no BemSocial NAICA (Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente). Com atividades socioeducativas, recreativas, esportivas e artísticas (além de alimentação de qualidade) as crianças e adolescentes aprendem nas diversas oficinas ministradas, como: inglês, fanfarra, coral, teatro, capoeira, artesanato e são afastados da violência das ruas, evitando assim situação de risco pessoal e social. A capacidade de atendimento em suas oito unidades é de 1.460 crianças e adolescentes/mês.

    Os quatro BemSocial CEAI (Centro Educacional de Assistência Integrada) têm capacidade para atender até 10.727 idosos mensalmente, com atividades físicas, de entretenimento, lazer, socialização, artesanato e assistência psicossocial, que proporcionam melhor qualidade de vida para a terceira idade. No BemSocial Condomínio do Idoso, os 24 chalés tem capacidade para abrigar gratuitamente 48 idosos de baixa renda. E o BemSocial Casa Dia recebe idosos que não têm condições de permanecer desacompanhados em suas residências.

    Para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a cidade conta com seis unidades do BemSocial Casa da Família, que, além de facilitar o acesso aos benefícios sociais e assistenciais, ainda oferecem ações educativas e intervenções para prevenir ocorrências de violência intrafamiliar, negligência em relação a crianças e adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

    O BemSocial ainda oferece vários programas de formação de mão-de-obra e qualificação profissional, que auxiliam e preparam jovens, mulheres e adultos para a inserção no mercado de trabalho, dando melhores condições de vida para quem mais precisa. Ao todo, são mais de 70 mil pessoas atendidas mensalmente pelo Programa BemSocial.

    Arte e tradição da melhor idade
    Experiência de vida e renda para muitas famílias. O Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia cultiva uma das mais antigas tradições de artesanato da cidade, um ofício repassado de geração em geração e que representa o talento de transformar coisas do cotidiano em verdadeiras obras de arte. Centenas de pessoas têm ali a oportunidade de obter o aprendizado, compartilhar experiências de vida e a possibilidade de trabalho e renda complementar para o sustento de diversas famílias.

    Atração de investimentos privados

    Oportunidades em todos os setores. Desde 2005, mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos privados foram anunciados. Números assim provam que Uberlândia tem grande capacidade para atrair investimentos de todas as partes do Brasil e do mundo, devido às oportunidades e estrutura que a cidade oferece em retorno.

    Parcerias

    De mãos dadas com o desenvolvimento. Uma parceria entre Prefeitura de Uberlândia e o Governo Estadual foi formada com um objetivo muito claro: fazer de Minas Gerais o melhor Estado brasileiro para se investir. Por isso, Uberlândia conta com apoio para realizar negócios e projetos que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

    Bons exemplos dessas parcerias são:
    -Investimentos em segurança pública para aquisição, entrega e operação de um helicóptero, novas viaturas, instalação do Sistema de -Videomonitoramento na região central da cidade e aumento do efetivo policial
    -Infraestrutura viária
    -Construção, reformas e ampliações das escolas da rede pública
    -Melhorias em saúde com a construção do Hospital Municipal
    -Ações sociais e habitacionais
    -Programa de inclusão digital
    -Incentivos e infraestrutura turística
    -Entreposto da Zona Franca de Manaus
    -Expansão da fábrica de processamento de milho da Cargill
    -Ampliação do Distrito Industrial
    -Fazenda Experimental Epamig
    -Estrada Uberlândia - Campo Florido

    -O bom relacionamento com órgãos do governo federal resulta em um grande apoio ao município em seus projetos de desenvolvimento. São eles:
    -Digitando o Futuro
    -Sinalização Turística
    -Habitação
    -Infraero (novas pistas do Aeroporto)
    -Infraestrutura viária
    -Anel Viário

    Turismo

    Turismo de negócios e eventos
    Infraestrutura completa para todos os eventos. Além de dois modernos Centros de Convenções, um deles com capacidade para receber até 15 eventos simultâneos, Uberlândia abriga 45 hotéis que oferecem mais de 5.000 leitos e conta com a construção de novos empreendimentos para tornar ainda maior a média de turistas que visitam a cidade, número que hoje ultrapassa 1 milhão por ano. São pessoas que encontram aqui uma infraestrutura completa para realização de eventos, congressos, seminários e feiras.

    No calendário da cidade já acontecem grandes eventos como o CAMARU, a Exposição Agropecuária de Uberlândia; a Feniub, a Feira Nacional da Indústria de Uberlândia; o FestFolia, o maior carnaval fora de época da região; o Triângulo Music, um dos maiores festivais de música do País e o Festival de Dança do Triângulo, realizado pela Prefeitura de Uberlândia, com a participação de grupos de dança de várias cidades do Brasil.

    Turismo esportivo
    Muitas atrações nacionais e internacionais. Para abrigar eventos esportivos de grande porte, Uberlândia conta com a Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves, o Sabiazinho, que faz parte do Complexo do Sabiá e é uma das maiores e mais modernas arenas multiuso do Brasil, com 10,5 mil m2 de área e capacidade para 8 mil pessoas acomodadas em cadeiras.

    O Sabiazinho é o palco de importantes atrações realizadas na cidade, como o “Jogo das Estrelas”, organizado pela Liga Nacional de Basquete e os jogos da Liga Mundial de Voleibol Masculino, além de sediar diversas competições esportivas, como as Copas PMU/Futel de Futsal e Futebol de Campo, os JIMI - Jogos do Interior de Minas, a Corrida e Caminhada da Lua Cheia e o evento 10 milhas, todos com grande participação da sociedade.

    Outra estrutura que merece destaque é a Vila Olímpica do Sesi. Com pista de atletismo, dois campos de futebol soçaite, uma arena de vôlei e futebol de areia, a Vila Olímpica terá em breve um novo ginásio, piscinas olímpicas cobertas e aquecidas com arquibancadas para mil pessoas, estrutura própria de acesso e competições e um hotel para acomodar 180 hóspedes-atletas, tudo dentro dos padrões internacionais.

    Turismo ecológico
    Um convite à visitação. Uberlândia é uma das 7 cidades que fazem parte do Circuito Turístico do Triângulo Mineiro e chama a atenção pela natureza que a cerca.

    Tendo o cerrado como sua vegetação característica, os turistas encontram na região lagos, rios e belas cachoeiras, o cenário ideal para contemplação do meio ambiente, além da prática de esportes de aventura e esportes náuticos.

    Desenvolvimento com Sustentabilidade

    Nos últimos anos muitos fatores vem atraindo investidores para Uberlândia, a localização, a infraestrutura, as opções de gastronomia, lazer e entretenimento e principalmente, sua hospitalidade.

    Cidade ideal para realização de negócios ou eventos, Uberlândia reúne todos os requisitos essenciais para o sucesso empresarial de quem tem visão de futuro e espírito empreendedor.

    Mas além de tudo isso, um diferencial merece destaque como o décimo primeiro motivo para investir aqui. Uberlândia é uma cidade que gosta de seus investidores e recebe bem quem acredita na região.

    Somos mineiros com tradição de desempenho e arrojo. Somos o Triângulo Mineiro, um lugar especial no coração do Brasil.

    Seja bem-vindo, investidor. Uberlândia acredita e compartilha de seus sonhos e ideais.

    Uberlândia Terra Fértil para Negócios e Turismo


    • Português
    • English
    • Español

    Capital Nacional da Logística


    • Português
    • English
    • Español

    Acessibilidade


    • Português
    • English
      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444