Notícias

Prefeitura investe na Saúde e é reconhecida nacionalmente por várias ações desenvolvidas neste ano

Entre os maiores investimentos estão a primeira reforma geral do Hospital Municipal e a ampliação da unidade; inauguração do primeiro Centro de Referência em Autismo de MG também é destaque
30 de dezembro de 2022
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A dedicação da atual administração da Prefeitura de Uberlândia em prol da saúde da população não parou em 2022 mesmo com os desafios enfrentados nos últimos dois anos. Foram vários investimentos e ações que garantiram que a cidade fosse referência nacional em vários aspectos, além de concorrer a premiações e receber creditações internacionais.

Entre os maiores investimentos feitos neste ano estão a primeira reforma geral do Hospital Municipal e a ampliação da unidade. Também se destacam a realização dos primeiros transplantes de fígado, a ampliação da realização de exames cardiológicos, de diagnóstico por imagem (densitometria óssea e ultrassonografia), a inauguração do primeiro centro de referência em autismo de Minas Gerais, entre outras iniciativas inovadoras de promoção e prevenção à saúde, que foram classificadas como referência no Brasil e América Latina.

“Depois de dois anos enfrentando a pandemia da Covid-19, com foco em garantir atendimento à população no momento mais difícil da transmissão da doença, conseguimos voltar a direcionar os investimentos em promoção e prevenção à saúde, com ações inovadoras e focadas no bem-estar da comunidade”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Ampliação do Municipal

Atendendo os padrões de qualidade e segurança exigidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com Certificação em nível 3, o Hospital Municipal entrou neste ano para o ranking inédito dos melhores hospitais públicos do Brasil, sendo o único de Minas Gerais classificado. A unidade ficou na 25º posição das 136 pré-selecionadas para o ranking final do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

Para continuar sendo essa referência, a administração municipal investiu neste ano em reforma estrutural e ampliação da unidade. Com mais de 10 anos de serviços prestados à população, a unidade será contemplada com pinturas internas e externas do prédio, demarcação de estacionamento e de esquadrias, instalação de iluminação, luminárias e lâmpadas, revisão da parte hidráulica e reparos em tetos, forros, banheiros, pisos, entre outros.

O hospital também será ampliado nos setores de pronto atendimento de obstetrícia e ambulatório, correspondendo a um aumento de mais de 1.500m² na estrutura do local. O valor total do investimento é de R$ 9,4 milhões.

Investimento e pioneirismo

Preocupada em oferecer um atendimento mais integral à medida que a cidade vai se desenvolvendo, a Prefeitura de Uberlândia tem empreendido em várias ações pioneiras na saúde. Entre elas estão a inauguração do primeiro Centro de Referência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA). A unidade é a primeira especializada neste atendimento, via Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais. Desde os primeiros atendimentos, foram feitas 600 avaliações e, atualmente, 142 crianças com idade entre 18 meses e 6 anos estão em atendimento terapêutico na unidade.

<strong>Prefeitura investe na Saúde e é reconhecida nacionalmente por várias ações desenvolvidas neste ano</strong> 1
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O município também ampliou a realização de exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter 24 horas, mapa ambulatorial de pressão arterial, teste de esforço, duplex de carótida e de membros inferiores (arterial e venoso) após abrir vagas e credenciar estabelecimentos de saúde interessados em realizar os procedimentos via Sus. O objetivo é dar celeridade ao andamento da fila formada pela demanda destes procedimentos.

A Secretaria de Saúde ainda iniciou a realização de exames de densitometria óssea na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Pampulha e instalou três novos aparelhos de ultrassom na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins, que ajudam a ampliar sua capacidade de realização de exames ginecológicos, obstétricos e gerais (como os de abdômen total, próstata e articular). Também foi entregue a população a UBSF Glória, que atende a comunidade das regiões do grande São Jorge e do bairro Élisson Prieto.  Com investimento de R$ 1,68 milhão, a unidade é a oitava estrutura de saúde construída e entregue a comunidade na gestão do prefeito Odelmo Leão.

Reconhecimento

As equipes da Atenção Primária à Saúde desenvolvem várias ações, individuais e coletivas, que buscam promover a saúde da população com a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção dos cuidados. Por responderem de forma inovadora aos desafios cotidianos em saúde vivenciados no SUS, cinco ações dedicadas à Atenção Primária à Saúde, foram reconhecidas entre 1.151 ações pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pelo Ministério da Saúde (MS) por garantirem o acesso da população aos sistemas e serviços de saúde.

As experiências estão relatadas na edição especial do “Prêmio 2021 – APS forte no SUS – Integralidade no cuidado”. A intenção da Opas e do MS é que as ações relatadas, a exemplo de Uberlândia, sejam replicadas tanto no Brasil, quanto em outros países da América Latina, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a continuidade do cuidado das populações, sobretudo daquelas em situação de vulnerabilidade social.

Entre as estratégias reconhecidas estão a inserção de interpretes para  garantir acessibilidade às gestantes haitianas, implantação do contraceptivo subcutâneo na área de abrangência do bairro Canaã, contribuindo para diminuição na taxa de gravidez em meninas com idade entre 13 a 17 anos de 11,46% para 8%,  acessibilidade e a construção do cuidado integral na saúde do homem, e supervisão clínica à saúde da pessoa idosa. 

O Município também foi finalista da 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, em Belo Horizonte, com os projetos “Condomínio do Idoso” e “Cuidando de pessoas com Diabetes Mellitus” e foi selecionado pelo Ministério da Saúde para ser referência nacional em um vídeo comemorativo aos 15 anos de ações exitosas do Programa Saúde na Escola.

O trabalho da Prefeitura de Uberlândia ainda foi reconhecido por meio do recebimento da acreditação Qmentum International Diamond, concedida pela instituição canadense a 30 unidades de saúde do setor Sul, administradas pela organização social Missão Sal da Terra. Com esse reconhecimento, a cidade é a primeira em saúde pública da América Latina a receber a certificação.

<strong>Prefeitura investe na Saúde e é reconhecida nacionalmente por várias ações desenvolvidas neste ano</strong> 2
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Referência em saúde pública

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à Saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI. O projeto veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Com as iniciativas desenvolvidas, Uberlândia tem se tornado referência e foi escolhida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) como Centro Colaborador de boas práticas em saúde para outros municípios.

Em 2022, além da visita de membros da membros da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe e do Ministério da Saúde, a cidade também recebeu os membros da Umane – associação civil sem fins lucrativos, que apoia e desenvolve iniciativas de prevenção de doenças e promoção da saúde pública –, da Vetor Brasil, de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz para a oficina sobre Vigilância Alimentar e Nutricional e da vigilância sanitária de Divinópolis.

“A Atenção Primária deve ser bem estruturada e com atendimento padronizado em toda a rede, pois é a porta de entrada dos atendimentos básicos em saúde. Por isso, criamos o Qualifica SaUDI para garantir acesso à assistência e fortalecer os cuidados. Receber durante este ano membros de várias cidades e de organizações, mostra que nosso projeto está no caminho certo e que somos referência”, destacou o secretário de municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha.

Veja Também