•  
  •  
  •  

    Mapas de Uberlândia



     

    São Pedro de Uberabinha - 1856 São Pedro de Uberabinha - 1891
    Mapas Georreferenciados de Uberlândia Udigis on line   Fotos aéreas de Uberlândia 2004
    Cidade Digital Mapa de Estradas 2000 (PDF)
    Mapa Base de Uberlândia 2014 (PDF) Macrozoneamento Urbano 2011 (PDF)
    Uso e Ocupação do Solo (Zoneamento) 2014 (PDF) Referente a Lei nº 525
    Mapa Sistema Viário 2014 (PDF) Referente a Lei nº 10.686/2010

    Histórico

    O Geoprocessamento é um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e tratamento de dados espaciais, com diferentes níveis de informação. A fim de armazenar, trabalhar, analisar e apresentar os dados adquiridos, automatizando os projetos municipais, sendo um instrumento eficiente em todas as áreas de conhecimento, integrando uma única base de dados.


    O Geoprocessamento apresenta-se como uma ferramenta fundamental na remoção das barreiras que impedem o desenvolvimento regional sustentado e a serviço da sociedade, de igual modo promove a modernização e eficácia da máquina administrativa municipal.

    A necessidade crescente por informação georreferenciada é uma constante na atualidade, principalmente pelo poder público municipal. A criação de um banco de dados espacial único, que integre todas as informações existentes às bases cartográficas urbanas e ambientais é o propósito da Prefeitura Municipal de Uberlândia, na busca por uma gestão eficiente. Os aplicativos, utilizando técnicas de geoprocessamento e informática, customizados para cada necessidade administrativa, irão garantir facilidade de uso e efetividade, eliminando por completo a duplicidade de informações e serviços.

    O custo da implantação de um SIG envolve basicamente gastos com aquisição de equipamentos, pessoal e treinamento. O software que melhor se adaptou às necessidades da Prefeitura de Uberlândia foi o Autodesk Mapguide. O custo de softwares varia muito, dependendo do grau de sofisticação que se deseja. O corpo técnico da Prefeitura de Uberlândia já passou por cursos de treinamento para operacionalização de um SIG.

    Material fornecido pela Diretoria:


    Os mapas são comercializados pela Diretoria de Pesquisas Integradas, na escala 1:20.000, em formato dwg, ou seja, é necessário possuir o programa da Autodesk - Autocad ou AutoCAD Map.

    Procedimentos: É necessário que o interessado compareça à Diretoria, esta irá emitir uma taxa para pagamento do material cartográfico. Assim que o pagamento for efetuado e apresentado à Diretoria, o CD será gravado e entregue ao cliente. O CD é fornecido pela Secretaria. Para estudantes, o material cartográfico (mapas e fotografias aéreas) é fornecido sem custo, desde que o aluno devidamente matriculado traga um ofício da instituição de ensino solicitando o material.

      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444