•  
  •  
  •  


    Complexo Virgílio Galassi


    Complexo Virgílio Galassi

    Arena Multiuso Tancredo Neves | Estádio João Havelange | Parque do Sabiá 

    Mapa localização

    O complexo Virgílio Galassi, que começou a ser construído em 07/07/1977 e foi inaugurado em 07/11/1982, possui uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, um conjunto hidrográfico composto por três nascentes que abastecem sete represas e originam um grande lago e sete outros menores; um zoológico com animais em cativeiro de dezenas de espécies; uma estação de piscicultura com vários tanques, que servem para estocagem de matrizes, reprodução de peixes, estocagem de pós-larvas e alevinagem; um pavilhão de 1.080 m² de área construída, que comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes, com valor econômico e ornamental; uma pista de caminhada de 5.100 metros de extensão; duas piscinas de água corrente; vários campos de futebol; cinco quadras poliesportivas; uma quadra de areia; um campo society de grama; um completo parque infantil, com mais de 100 brinquedos; conjuntos sanitários; vestiários esportivos; lanchonetes e vários recantos contemplativos, entre outras instalações. A proposta de sua criação teve como principal objetivo proporcionar a população um local para a prática esportiva e outras atividades de lazer.

    CAMPOS
    O complexo Virgílio Galassi possui sete campos de futebol com medidas variadas, identificados de A a G. Esses campos são utilizados durante a semana para atividades das escolinhas da Futel e, aos sábados e domingos, para disputas de campeonatos diversos e são cedidos também para "rachas" da comunidade organizada.

    SABIAZINHO
    Dentro do Parque do Sabiá está localizado também o Sabiazinho, um campo com excelente gramado e medidas oficiais, utilizado para jogos do campeonato amador e eventos de maior proporção, como decisões de outros campeonatos e treinos do Uberlândia Esporte Clube (UEC).

    SOCIETY
    O Parque do Sabiá tem ainda dois campos society, sendo um gramado e um de areia, que são utilizados pela comunidade, principalmente aos sábados, domingos e feriados.

    QUADRAS
    O futebol de salão, o vôlei, o basquete e o handebol podem ser praticados em cinco quadras, também existentes no complexo.

    ACADEMIA POPULAR
    A Academia popular, que funciona durante toda a semana e tem como objetivo, proporcionar ao cidadão, um local para a prática desportiva. São três academias instaladas no Parque do Sabiá.

    O MUNDO DA CRIANÇA
    No Parque do Sabiá, criança é sinônimo de lazer. O Parque Infantil é todo destinado às crianças. Para tanto, o local foi denominado de "O Mundo da Criança", proporcionando diariamente momentos de lazer com vários brinquedos e até um trenzinho, que garante o transporte para que elas conheçam as belezas do Parque.

    PISTA PARA CAMINHADA
    Com extensão de 5.100 metros, a pista asfaltada praticamente circula todo o complexo. Existem ainda as opções com trilhas de terra e calçadas no meio da mata. Quem faz caminhada no Parque do Sabiá tem o privilégio não só de fazer o caminhada num local de ar puro, mas também de apreciar a beleza do verde, da represa, enfim, de todo o local.

    REPRESA
    No Parque do Sabiá está localizado um grande lago artificial. Nele, as pessoas podem passear de pedalinho, apreciar a paisagem sobre o deck. Além deste, existem outros lagos menores.

    PISCINAS
    Uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros fazem parte também do complexo. De segunda  a sexta-feira, elas são utilizadas nos dois períodos para as aulas da escolinha de natação da Futel, que reúne crianças, adolescentes e adultos. Aos sábados e domingos, as piscinas são utilizadas pela comunidade, que busca no Parque um completo dia de lazer.

    PISCICULTURA
    A Futel em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente mantém a mais bem estruturada estação de piscicultura da região, desenvolvendo um trabalho de produção de alevinos. Dentro do plantel de reprodução, existe uma infinidade de espécies e a produção de alevinos da estação de piscicultura do Parque Sabiá é utilizada para povoar os rios da região. Os peixes recebem cuidados especiais. A temperatura da água tem que se adequar à condição da espécie. Outro aspecto importante deste setor é que alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e até da UFU utilizam a estação para realizar pesquisas e trabalhos escolares relativos à produção de peixes.

    ZOOLÓGICO
    A criação de um zoológico se justifica pela necessidade de promoção, valorização e preservação da fauna brasileira. O zoológico do Parque Sabiá é de responsabilidade da Secretaria de Meio de Ambiente e conta com uma estrutura adequada para manter em seu interior diversas espécies de animais. A flora do parque é exuberante. Foram catalogadas 300 espécies de vegetais nativos, a fauna, necessária para a educação ambiental, é constituída de um plantel com mais de 200 espécies de animais. Vale ressaltar que, para a manutenção de um zoológico, é necessário receber autorização do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. É o Ibama quem cuida da fiscalização e das condições oferecidas à criação de animais. O zoológico do Parque do Sabiá obedece à legislação e zela pelo bom estado de preservação dos animais. Todos os animais são mantidos em recintos apropriados, dando a cada espécie condições adequadas de sobrevivência. Quem visita o Parque Sabiá pode admirar a beleza de várias espécies. Para garantir a boa condição de sobrevivência dos animais, a Futel mantém dentro do Parque uma equipe de veterinários e biólogos com atenção voltada para os mesmos.

    VEGETAÇÃO
    O Parque Sabiá é um dos mais importantes pontos de lazer do município. Construído em 1978 pela Prefeitura de Uberlândia, as formações vegetais servem de sustentação para animais, insetos, mamíferos e, principalmente, aves. A diversidade é tão extensa que são encontradas mais de 300 espécies de árvores nativas, algumas centenárias, como a copaíba, o jatobá e o araticum. A característica do cerrado mineiro é preservada com jacarandás, pequis, sucupiras e caviúnas. A Futel, responsável pela administração do Parque, desenvolve várias ações de controle ambiental para garantir a preservação da reserva verde. É comum o visitante destruir alguma variedade. Neste caso, é feito um constante serviço de reflorestamento. Normalmente as mudas plantadas obedecem às características da mata.

    HIDROGRAFIA
    A parte hidrográfica é outro aspecto importante no Parque Sabiá. Nele existem três nascentes. Elas são preservadas na sua totalidade, sendo mantida a vegetação natural que as protege com muita seriedade. As nascentes são as responsáveis pelo abastecimento das sete represas existentes no Parque.  Ainda aproveitando a alta qualidade das nascentes, as duas piscinas do Parque são abastecidas com água limpa e corrente. Para os frequentadores das piscinas, a Futel mantém professores especializados para dar aulas de natação, que são gratuitas.

    CASCATA JARDIM DAS ÁGUAS
    Cascata de água natural localizada próxima a entrada do bairro Tibery, fica ao lado a administração do parque, possui três quedas d’água, e um lindo jardim ornamental.

    DECK RECANTO DOS PEIXES
    Fica localizado em cima da lagoa, próximo à entrada principal, para que os visitantes possam apreciar a paisagem e os peixes da lagoa.

    ESPAÇO SAÚDE
    Oferece aos frequentadores e visitantes, atividades e/ou ações educativas e preventivas, que estimulam mudanças de hábitos e a promoção da qualidade de vida com mais segurança. Uma equipe de enfermagem atende e orienta os frequentadores do Parque do Sabiá de segunda à sexta-feira das 7h as 13 e 14 às 20h, nos sábados das 7h às 13h e nos domingos das 9h às 15h.

    QUIOSQUE, BEBEDOURO e ACADEMIA
    Cinco conjuntos implantados no Parque do Sabiá, reservando momentos de descanso, hidratação com água refrigerada e atividades físicas na academia. Os frequentadores do Parque possuem agora cinco pontos de apoio para melhor programar sua atividade física durante os 5km de caminhada ou corrida.

    VIVEIRO E BOSQUE LADY LANE
    Inaugurado pela Futel em fevereiro de 2010, é composto pelo Viveiro Lady Lane, a Praça do Servidor e a Ilha artificial, com vegetação e peixes ornamentais. No viveiro, estão plantadas cerca de 140 tipos diferentes de plantas, usadas para reflorestar o Parque do Sabiá e para distribuição à comunidade.

    ESTACIONAMENTO
    O Parque também disponibiliza vagas de estacionamento em uma área localizada na entrada do bairro Santa Mônica. Motociclistas ocupam 98 vagas exclusivas com entrada pela portaria do bairro Tibery. Segunda a Sexta-feira das 5h às 22h.

    TRENZINHO
    Funcionamento aos domingos das 10h às 16h. Percorre o trajeto da pista de caminhada, transportando usuários entre Deck/ Cascata/ Zoológico/ Parque Infantil/ Retorna ao seu ponto de partida localizado em frente.

    PEDALINHO
    10 unidades de pedalinhos são utilizados na represa principal, para lazer dos visitantes aos domingos no horário das 10h às 16h.

    QUADRA AREIA
    Localizada entre a Cascata e a chamada Prainha (pequeno trecho na lateral da represa). Utilizada para aulas de futebol da iniciação esportiva da FUTEL, e também, liberada ao público que desejar praticar atividades esportiva no local, nos horários livres e também finais de semana.

    WIRELESS
    Existe no Parque o sistema de Internet sem fio gratuita - WI FI - com área de abrangência nas imediações da portaria do Tibery. Usuário deve trazer seu computador.

    TRANSITOLÂNDIA
    Responsabilidade da Secretaria de Trânsito. Existe no local próximo ao Parque Infantil, área com demarcações de trânsito inclusive sinalização para instruções de crianças que visitam o local e recebem instruções de agentes especialmente preparados.

    PISTA SKATE
    Utilizada pelos adeptos do skate. Horário de Funcionamento: de quarta a sexta-feira das 14h às 18h.

    SEGURANÇA DO PARQUE
    Segurança feita por agentes de fiscalização patrimonial, que executam a tarefa, através de rondas em toda a área, para manter sob vigilância e em segurança o público que frequenta o Parque. Das 5h às 22h, dois seguranças de turnos diurnos e noturnos alternados, trabalham devidamente identificados e equipados com rádio comunicador, para contato com portarias e administração. A partir das 18 horas, um veículo com equipamento giroflex, acrescenta a ronda em toda área visando aumentar a segurança e vigilância. Contamos com a parceria da Polícia Militar com rondas esporádicas e também em eventos.

    CANIL PM
    Unidade da PM para treinamento de cães, localizada no interior do Parque que também dá apoio em qualquer eventualidade.

      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444