Notícias

Serviços da Prefeitura são disponibilizados de forma remota

Medidas proporcionam acesso online a serviços públicos durante esse período de epidemia do Coronavírus
1 de junho de 2020

Preocupada com o bem estar e segurança da população, a Prefeitura de Uberlândia tem realizado ações para que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos municipais. Por isso, desde o fim de março deste ano, diversas soluções digitais* foram criadas e lançadas pela Prefeitura de Uberlândia.

Além de atendimento via telefone e e-mail, ferramentas como whatsapp, portais, videoaulas e até mesmo consultas virtuais foram pensadas a fim de garantir que a população continuação tendo acesso aos serviços essenciais sem a necessidade de se deslocar presencialmente ao Centro Administrativo Municipal, autarquias, institutos e fundações ligadas à Administração Municipal. Veja abaixo:

Agendamento de vacina

Em março, os idosos interessados nem receber a Imunização da Influenza em casa ganharam um canal para agendamento através do “Alô Saúde” no 0800-940-1480, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h à s 13h.

Consulta Virtual

Ainda para evitar aglomerações nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia criou a Consulta Virtual Covid-19, que está em funcionamento desde 27 de março através do Zap da Prefeitura (34) 9 9774 – 0616. Além da consulta, o usuário também acessa no Zap informações sobre a doença, bem como dados atualizados.

Pelo Zap da Prefeitura também foi criado um sistema de apoio psicológico a profissionais da saúde durante a pandemia. As consultas, tanto para suspeita de Covid-19, quanto psicológicas, são realizadas pelo aplicativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Programa Escola Uberlândia

Com a suspensão temporária as atividades nas escolas municipais, foi lançado o Programa Escola em Casa que além de disponibilizar matérias complementares para toda a rede municipal através do Portal da Prefeitura (acesse aqui), terá videoaulas exibidas gratuitamente na TV aberta e na internet no final de maio.

EducaUdi

Outra ferramenta voltada à rede municipal foi o aplicativo EducaUdi, disponível para IOS e Android. Por meio da ferramenta é possível acompanhar integralmente a vida escolar do aluno, bem como acessar comunicados e orientações emitidas pelas escolas.

DMAE

Além do atendimento 24h através do telefone 115, o Departamento Municipal de Água e Esgoto está proporcionando atividades do Programa Escola Água Cidadã (Peac). As videoaulas estão sendo ministradas através da plataforma Google Classroom. Sem atendimento presencial, a autarquia possui alguns canais de atendimento. Veja aqui.

Requerimentos

Para reduzir a necessidade do atendimento presencial no Centro Administrativo, o núcleo de Protocolo da Secretaria Municipal de Administração possui agora três canais para atendimento: o Protocolo Online, o Whatsapp (34) 9 9680-4050 e pelo e-mail protocoloadm@uberlandia.mg.gov.br. Por meio deles, o usuário pode solicitar requerimentos (veja a lista aqui), enviar documentos, gerar a taxa do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e acompanhar o andamento dos processos.

Apoio às empresas

A Prefeitura de Uberlândia criou uma página deApoio às Empresas, disponível no Portal da Prefeitura (Acesse aqui), com informações voltadas ao setor. Além disso, diversos serviços podem ser solicitados via e-mail. Veja aqui:

Procon

Sem atendimento presencial, o Procon ganhou espaço no Zap da Prefeitura (34) 99774-0616. Agora o consumidor consegue solicitar pela ferramenta negociação de dividas, fazer denúncias, entre outras opções.

Esporte

Com o fechamentos dos parques da cidade, desde o fim de março a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) iniciou a realização de videoaulas de Mix Dance e ginástica artística na página do Facebook do Parque do Sabiá.

Ceai em Casa

A Administração Municipal lançou em meados de abril o Ceai em Casa. Com videoaulas gratuitas, pensado e criado para manter os idosos em movimento e aumentar o seu bem-estar durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), a plataforma pode ser acessada por toda a comunidade gratuitamente (clique aqui).

Cultura em Casa

            Tendo em mente a importância do lazer e da cultura, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou o “Cultura em Casa no início de abril. Na plataforma estão disponíveis sete abas de conteúdos divididos entre cartilhas, músicas, literatura, artes visuais, podcast, documentários e material audiovisual (clique aqui).

*Os aplicativos e plataformas disponibilizados pela Prefeitura de Uberlândia foram desenvolvidos pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).

Veja Também

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em